Mentoria Organizacional

O que é mentoria organizacional?

Metodologia de educação corporativa que apoia a gestão do conhecimento, a formação de sucessores, o desenvolvimento de soft skills, o fortalecimento e disseminação da cultura organizacional, a retenção de talentos e o desenvolvimento de lideranças. O mentor é um colaborador da própria instituição com competência e conhecimento tácito e empírico que é convidado a assumir o papel de guia, aconselhador e inspirador, tornando o método autossuficiente, extremamente contextualizado a realidade da organização, prático e de baixo investimento. Além disso, os mentores também passam por um intenso processo de desenvolvimento durante a mentoria, tornando a metodologia uma educação de mão dupla, onde o educador também é aprendiz.

Metodologia da SBDC para Programas de Mentoria Organizacional

  • 1 Etapa de Planejamento

    Preparação do Programa de Mentoria Organizacional junto ao RH da organização.
  • 2 Etapa preliminar

    É a definição da ‘encomenda’, o que será trabalhado no Ciclo de Mentoria. Há um alinhamento individual, com as competências que serão trabalhadas para cada mentorado, mas essa é a etapa onde são alinhadas as demandas e objetivos da organização com o PMOI.
  • 3 Palestra de Sensibilização

    Apresentação do Programa de Mentoria para potenciais mentores e para a direção da empresa, para envolvê-los no processo
  • 4 Dois Workshops de Formação

    A formação acontece em duas etapas: o primeiro módulo é introdutório e acontece antes da primeira sessão, a segunda etapa da formação é entre sessões, a partir das vivências nos primeiros encontros. Partimos do princípio de que o mentor não deve ser formado apenas teoricamente, quando se envolve na prática com o processo, o aproveitamento é superior.
  • 5 8 Sessões de Mentoria

    Cada sessão possui um objetivo definido, passando por etapas de definição dos objetivos, desenvolvimento, realinhamentos, ancoragem e encerramento.
  • 6 3 Supervisões

    Cada mentor conta com supervisão de um consultor sênior entre as sessões
  • 7 Avaliação Parcial

    Acontece na metade do ciclo, o RH e o gestor do mentorado são envolvidos no processo, avaliando o desenvolvimento e possíveis realinhamentos
  • 8 Encerramento e Avaliação dos Indicadores

    O encerramento é feito em duas etapas: individual, com cada dupla de mentor e mentorado, e com a organização, fechando o ciclo de mentoria em uma reunião entre RH, gestor, mentor, mentorado e supervisor.

Livro Mentoria Organizacional

O primeiro manual brasileiro para implantação de Programas de Mentoria Organizacional Interna (PMOI)

Pesquisa da Work Foundation revelou que 73% das empresas na Inglaterra utilizam formalmente práticas de mentoria há mais de 10 anos. No Brasil, o fenômeno ainda é recente. A metodologia passou a ganhar espaço como política de desenvolvimento de pessoas quando teve suas primeiras iniciativas implantadas em grandes corporações.

No entanto, a metodologia é apresentada, muitas vezes, com distorções motivadas pela carência de entendimento e de fontes de informações. A maioria das empresas ainda acredita que mentoria organizacional consiste apenas em colocar um profissional sênior a orientar um profissional júnior, mas um Programa de Mentoria Organizacional Interna bem-estruturado demanda e tem potencial para muito mais. Motivado pelo interesse de oferecer uma ampla base teórica para a execução de programas de mentoria em organizações, Marcus Ronsoni, que é doutorando em Psicologia Social, empresário e consultor em empresas de grande porte, lançou o primeiro manual de implantação de Programas de Mentoria Organizacional Interna.

• Conheça os fundamentos da mentoria e, assim, poderá exercer as técnicas com maestria.

• Saiba como transformar os dados subjetivos de um processo de mentoria em dados objetivos, criando indicadores e mensurando os resultados, mesmo para objetivos comportamentais. Conheça técnicas para quantificar competências subjetivas como liderança, organização, proatividade, entre outras tantas, sabendo onde o mentorado estava no início e até onde ele conseguiu chegar no final do processo.

• Você terá acesso a um protocolo detalhado que lhe permitirá uma atuação diferenciada como mentor no desenvolvimento de competências. Com isso, você irá dominar uma metodologia consistente para desenvolver soft-skills nos seus mentorados ou na sua equipe.

O que um Programa de Mentoria pode fazer pela organização?

Fale com a SBDC e saiba mais sobre a metodologia para Programas de Mentoria

 
Como deseja receber nosso contato?TelefoneE-mail