PDL – Desenvolvimento de Liderança

Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)

Treinamento completo de formação de lideranças e business game, direcionado ao desenvolvimento de soft skills com ênfase em empreendedorismo corporativo e na Nova Inteligência Executiva (Inteligência Profissional da Era Digital) (4.0), através do fomento da performance individual e de equipe.

Dinâmicas e ambiente favorável à experimentação, reflexão, quebra de paradigmas e construção de uma perspectiva ampla e inovadora sobre a própria carreira, negócios e sobre o mercado;

Conteúdo personalizado, construído com base na realidade organizacional e das equipes, garantindo alta aplicabilidade;

Processo de imersão, autoconhecimento, fortalecimento da visão sistêmica do negócio e feedbacks constantes;

Workshops temáticos para formação de líderes.

Mentoria Organizacional: Total de 8 sessões durante o programa, com supervisão e método da SBDC.

Metodologia

Etapa 1

Definição individual das competências a serem desenvolvidas, com avaliação quantitativa do estado atual
A SBDC realiza encontro individual para aplicação de assessment e entrevista com os líderes participantes do Programa; paralelamente, o RH e os gestores são envolvidos no processo, que resulta em uma avaliação quantitativa em relação ao estado atual dos conhecimentos, habilidades e competências que serão trabalhados no PDL.

Etapa 2

Workshop Emprecorp – O jogo da liderança
Desenvolvimento de soft skills: Fortalecer a cultura da responsabilidade, do protagonismo e do sentimento de ‘dono do negócio’;
• Resolução de problemas organizacionais;
• Mentoria Organizacional Interna entre os participantes do PDL, com supervisão e metodologia da SBDC;
• A Nova Inteligência Executiva na Revolução Digital (Era 4.0)
• Simulador de Negócios: cada equipe administra uma empresa e toma decisões com base no negócio simulado. A atividade promove o pensamento sistêmico e desenvolvimento de habilidades e competências para gestão, através de abordagens cognitivas (saber fazer) e comportamentais (relacionamento interpessoal, liderança, atuação em equipe, poder).


Etapa 3

Workshops temáticos Após o processo inicial de diagnóstico, imersão, autoconhecimento e business game, os líderes passam por workshops temáticos de formação:
Workshop 1 - Líderes do Futuro
• Mundo V.U.C.A .
• Adaptabilidade x Obsolescência laboral
• Lidando com a resistência à mudança
• Resolvendo problemas e propondo melhorias na prática
• Mindset digital
• A liderança do futuro
• Buscando a redução de custo e o incremento de receitas
Workshop 2 - Líder de si mesmo
• Pipeline de Liderança (Ram Charan)
• Líder trabalha o escopo de sua função, prioridades, avaliações
• Inteligência emocional
Workshop 3 – Líder de equipes
• Delegação de tarefas
• Gerenciar pessoas
• Feedbacks
• Comunicação e relacionamento
• Empatia
• Definindo metas (SARA)
• Construindo equilíbrio, resiliência e constância
Workshop 4 – Equipes de alta performance
• Princípios de equipes de alta performance
• Resolução de conflitos
• Negociação

Etapa 4

Avaliação e apresentação dos resultados individuais
Cada participante apresenta, para seu líder, os resultados quantitativos do desenvolvimento nas competências elegidas durante a Etapa 1, bem como as evidências que justificam esses resultados e a forma como irá sustentá-los.

Principais competências desenvolvidas

Aprendizagem heurística

Lean thinking

Autorresponsabilidade

Resolver problemas e propor melhorias

Tomar boas decisões

Dar e receber feedbacks assertivos e construtivos

Comunicação
Disciplina (autogestão)

Engajar pessoas e equipes

Estabelecer metas

Foco em resultados

Persuasão e influência

Protagonismo organizacional

Intensa Vontade de Prosperar (IVP)

O método possui foco no aprimoramento cultural e desenvolvimento de competências de alta performance sob 4 dimensões:



NOVA INTELIGÊNCIA EXECUTIVA

Composto por ferramentas de gestão, liderança, empreendedorismo corporativo, team building, lean thinking, performance profissional e organizacional. O líder coloca em prática novas formas de agir e pensar, sob diferentes perspectivas, aumentando o senso de responsabilidade com os resultados da organização e com o próprio desenvolvimento profissional.


APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

O processo de autoavaliação é intenso. Cada participante/líder da empresa receberá um plano de ação para desenvolvimento de competências pós-workshop, com foco nas questões individuais, como diminuir a procrastinação, aumentar a autorresponsabilidade e desenvolver competências de alta performance.
 


COLABORAÇÃO E PERTENCIMENTO

Integração, colaboração, construção de um espírito de equipe e revitalização do sentimento de pertencimento. A vivência das dinâmicas proporciona aos participantes os elementos necessários para o exercício e troca de feedbacks construtivos, baseados nos acontecimentos e revelações percebidos durante as atividades.


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DA ORGANIZAÇÃO

Os desafios propostos durante o Business Game são sugeridos a partir de temáticas, problemas ou oportunidades reais e atuais da organização, como: Otimização de processos, Projetos especiais, Desenvolvimento de produtos, Novos mercados, Análise de benchmarks, Modelos de Gestão e Liderança, entre outros.

Metodologia Emprecorp

 
 

Fale com a SBDC e saiba mais sobre a metodologia Emprecorp

 
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