Por Sergio Piza, enquanto diretor de Gente & Gestão, Sustentabilidade e Comunicação da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Este depoimento foi publicado no livro Mentoria Organizacional, de Marcus Ronsoni, da SBDC.
Com mais de trinta anos de experiência profissional, vivencio processos de mentoria há bastante tempo. Se antes era praticada esporadicamente, agora é o momento mais oportuno para a mentoria, que conecta com o mundo do pensamento digital. O processo do mentoring é resolutivo, focado na prática do que é preciso para o crescimento profissional e entrega de resultados. Funciona muito bem no mundo contemporâneo, no qual todas as informações estão disponíveis de forma aleatória, exigindo uma curadoria, e o mentor pode, ou até deve, atuar como um curador.
Apesar de as informações estarem disponíveis online, seja das melhores universidades ou centros de estudo e pesquisa, é preciso saber como determinado tema se desenvolve na prática, quem já o fez e quais resultados foram obtidos. Os métodos de mentoria têm essa estrutura de diálogo construtivo, direcionados à aplicação imediata e em equilíbrio com a velocidade do mundo atual, que tem em seu núcleo as questões digitais e tecnológicas em constante mutação e influência. Nesse contexto, acredito que a mentoria é a ferramenta de desenvolvimento mais ágil na preparação dos indivíduos para lidar com esse universo inconstante, de paradoxos e inovações cotidianas em todos os âmbitos.
Com consciente atuação nesse cenário global, temos na Klabin a cultura dirigida ao desenvolvimento de pessoas, que engloba um modelo de negócio muito forte e resiliente, norteado pela eficiência operacional. Exemplo disso são os trimestres consecutivos de crescimento da companhia, mesmo em períodos sensíveis da economia brasileira. Isso se deve aos investimentos planejados e ao modelo de protagonismo dos colaboradores com relação a sua própria carreira, observando o processo de mentoria como catalisador para a aceleração dessa evolução profissional.
Na Klabin, já realizamos mentoria em variados formatos, mas, recentemente, sistematizamos e empregamos o contorno ideal e adequado à vivência e à experiência centenária que a companhia possui.
Há cerca de seis anos, a Klabin contratou Cristiano Teixeira para ser diretor de Planejamento Operacional e Comercial, uma das alavancas fundamentais para o sucesso da empresa. O profissional que desempenhava essa função há mais de 40 anos estava com planos de aposentadoria e era quem dominava os segredos dessa alavanca e a geria com brilhantismo singular. No entanto, naquele momento, era necessário sistematizar esse processo.
Dessa forma, Cristiano recebeu a missão de criar um sistema avançado e profissionalizado, agregando sua experiência em planejamento operacional ao conhecimento do negócio da Klabin que aquele executivo sênior possuía. Foi um período de mentoria intensa que perdurou até o mentorado assumir a posição designada. Um profissional capaz de desenvolver competências que levassem à realização das metas, alinhadas à estratégia da companhia, era uma necessidade do negócio e, nessa experiência, contamos com o papel clássico do mentor: transmitir o que sabe de tal forma que o outro aprenda genuinamente.
Esta experiência de mentoring foi um grande sucesso. Sua continuidade resultou no avanço do Cristiano em sua trajetória, ele se tornou o sucessor do diretor-geral da Klabin; assumindo neste ano, 2017, o posto.
A mentoria sempre fez parte da cultura da Klabin e para sistematizá-la pesquisamos programas ao redor do mundo, certificamos mentores, identificamos potenciais mentorados e montamos times. As duplas possuem liberdade para se organizar e o foco da aprendizagem é identificado no início, com avaliações sobre o andamento, conclusões e apresentação de resultados.
É preciso criar uma cultura na qual os colaboradores acreditem que a mentoria é de fato importante, por isso os pares podem adaptar o método da maneira que lhes parecer ideal.
Atualmente, temos muitos colaboradores interessados no papel de mentores e no de mentorados, e para atender essa demanda, trabalhamos para viabilizar as certificações necessárias.
Nesse cenário, estamos indo além, personalizamos um aplicativo para celular que reúne os mentores e permite que os candidatos a mentorados façam buscas com base no conceito de “complementariedade”. A ferramenta intensifica nosso programa de maneira selecionada e aprofundada ao oferecer, por exemplo, o recurso de assessment, que indica o nível de desenvolvimento do mentorado e as próximas fases para o perfil, além da possibilidade de agendamentos e diário de acompanhamento. A mentoria está disseminada em toda a Klabin, desde nossa fábrica no Rio Grande do Sul até a do Amazonas, passando pelo Sudeste, Nordeste, Argentina e nosso escritório na Áustria.
Acreditamos que nossos talentos constroem resultados em prol da Klabin Extraordinária, uma empresa brasileira que cuida de suas florestas, de suas pessoas e das comunidades no entorno de suas operações de maneira integrada. A Klabin é uma empresa sustentável, sustentada por pessoas, cuidar de todos os pontos desse ciclo, sempre zelando pela sustentabilidade dos negócios, é da nossa natureza.
A Mentoria Organizacional e a Nova Economia
Conheça o Programa de Mentoria da RGE Sul, implantado pela SBDC