18 de março de 2014
Por MARIA AMÉLIA VARGAS – maria.amelia@zerohora.com.br
Especialistas indicam quais são as habilidades técnicas, éticas e comportamentais que fazem a diferença para que o profissional consiga se manter em evidência no mercado de trabalho.
Manter-se atrativo aos olhos do mercado de trabalho exige muito mais do que simplesmente reunir conhecimentos técnicos e estar em constante atualização. Para garantir um nível alto de empregabilidade atualmente, o profissional precisa somar qualidades emocionais e éticas aos pré-requisitos básicos, seja qual for a atividade exercida.
Capacidade de enfrentar adversidades, de lidar com as pressões, de assumir responsabilidades e de se relacionar com os outros são algumas das habilidades incorporadas ao longo dos anos às chamadas competências essenciais.
Ficar atento à movimentação em sua área de atuação também auxilia nesse processo, indica o gerente-executivo da empresa de recrutamento de executivos Page Personnel, Ricardo Haag. Para ele, é importante se informar sobre os postos abertos no seu segmento mesmo quando você não está em busca de outro emprego.
_ Vale a pena procurar nos classificados dos jornais ou nos sites das empresas e das agências de recrutamento para saber das vagas abertas e qual é o perfil desejado pelo mercado. Assim, pode ter uma ideia se ainda está competitivo e quais habilidades e experiências ainda precisa adquirir _ destaca Ricardo.
Interesse em outras atividades
Conhecer outras frentes, não se fechar às possibilidades e transitar por caminhos que possam tornar o currículo mais atrativo geram impactos positivos à carreira. Segundo a coach Ticiana Tucci, sócia da empresa Questão de Coaching, em tempos de rápidas mudanças e avanços tecnológicos, todo conhecimento é bem-vindo.
_ Viagens, passeios, interesses por outras culturas sempre acrescentam e podem ajudá-lo a fazer novos contatos. Ter um bom networking (rede de contatos) facilita a ampliação das oportunidades. Para isso, vale também frequentar eventos e cursos, além de manter um bom contato com profissionais que tenham interesses comuns aos seus também por meio das redes sociais _ sugere Ticiana.
Traçar um plano e segui-lo à risca: eis o segredo de Luciano
Aos que têm dúvidas sobre o seu potencial competitivo, Cristina Berenguer Dantas, diretora da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC), ensina:
_ Antes de tudo, o profissional precisa ter claros três itens importantes para sua carreira: como é visto pelo mercado, como trabalha sob pressão e quem realmente é.
A partir dessas respostas, Luciano Martins, gestor de TI da MAC Engenharia, pôde trabalhar seus pontos altos e corrigir os pontos fracos para alinhá-los ao que o mercado busca. O segredo do sucesso, segundo o administrador, foi ter traçado um plano de carreira desde cedo.
_ Procurei me direcionar para a área em que queria trabalhar e segui firme nos meus propósitos. Assim, formei uma rede de relacionamentos muito boa, e todas as mudanças que fiz partiram de convites. Para isso, busco estar sempre antenado ao que acontece, saber quem está empregado, quem mudou de empresa, enfim, de tudo que está acontecendo na minha área _ completa Luciano.
Entenda como fazer
Estime o quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado. Que razões uma empresa teria
para contratá-lo?
Avalie quais são os seus diferenciais comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua.
Reciclagem acadêmica: esteja sempre atualizado nos conhecimentos técnicos essenciais para atividade que exerce.
As ferramentas e os processos mudam muito rápido nas empresas. Portanto, se atualize sobre as novas tecnologias.
Conheça a fundo o segmento no qual está inserido.
Ter um plano de carreira estabelecido ajuda a não perder o foco.
Seja flexível. Esteja aberto a novas oportunidades, mesmo que você não esteja pensando em mudar de emprego no momento.
Alimente seu networking (rede de contatos) e mantenha contato com as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente na sua atividade.
Frequente eventos específicos, como congressos, feiras, seminários e workshops. Além do conhecimento adquirido, você poderá fazer bons contatos nessas ocasiões.
Tenha o perfil no LinkedIn atualizado. Divulgue suas conquistas, mas cuide para não deixar escapar informações confidenciais da empresa.
Cuidado com o que postar nas redes sociais: as informações são públicas e tudo que publicar revelará um pouco sobre quem você é (e os empregadores estão de olho).
Peça e ofereça feedbacks (ou opiniões sobre seu desempenho profissional). Busque sempre refletir sobre as críticas, intensificando seus pontos fortes e corrigindo os pontos fracos.
Fluência em, pelo menos, inglês é essencial para qualquer carreira. Saber outros idiomas aumenta significativamente o potencial de empregabilidade.
As dicas são do gerente-executivo da Page Personnel, Ricardo Haag, da sócia da Questão de Coaching, Ticiana Tucci, e da diretora da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC), Cristina Berenguer Dantas