Empresas estão morrendo mais jovens do que nunca
Estudo realizado pelo Sebrae, em 2016, sobre a sobrevivência das empresas no Brasil, revelou que apenas 55% das Microempresas resistiram aos dois primeiros anos. Em contrapartida, desde 2008 o número de Micro Empreendedores Individuais saltou de zero para 6,1 milhão, devido a alguns fatores externos, como ampliação do Simples Nacional e criação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que impulsionaram a formalização dos negócios já existentes e a criação de novos. Entre as principais motivações está a necessidade, frente ao alto índice de desemprego.
Como estabelecer o diferencial e sustentabilidade do negócio neste cenário saturado de novos empreendimentos?
As vantagens competitivas são maiores para empresas que observam as mudanças e tendências e se antecipam, tendo capacidade de adaptar-se a elas. Mais do que nunca, os empreendedores precisam dominar uma série de movimentos estratégicos para garantir vida longa ao negócio.
O estrategista Martin Reeves, na palestra “Como construir um negócio que dura 100 anos”, aponta alguns princípios para a criação de empreendimentos com maiores chances de sobrevivência:
A curto prazo, ele indica que a eficiência é uma das principais orientações para que se tenha um negócio menos complexo, mais eficiente e com melhor custo benefício.
A consultoria global BCG aponta para o papel central da capacidade de adaptação em ambientes de negócios. Confira algumas questões capazes de fornecer indicativos sobre a sustentabilidade de seu empreendimento:
Você também pode ter o apoio de profissionais especializados no desenvolvimento do negócio. Conheça o processo de Mentoring Plano A, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
E continue acompanhando nossa série com 30 passos na jornada do empreendedor. Todas as semanas uma nova dica!
Clique aqui e inscreva-se para receber os próximos artigos desta série em seu e-mail.