Durante o planejamento e execução de um Plano de Negócios, o empreendedor deve estar preparado e munido de ferramentas que o ajudem a identificar em que ponto se encontra, onde deseja chegar e qual o caminho e as ações que deve ter para que alcance seus objetivos e metas. O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode auxiliar de forma prática neste processo. O método é utilizado para fortalecer e alavancar os resultados e a satisfação pessoal, com reflexos diretos na carreira ou negócio.
O primeiro ponto para a elaboração de um PDI é a definição das competências que precisam ser desenvolvidas. É importante que sejam claras e atingíveis. Rogério Leme (2014) lista algumas competências gerais e as habilidades que podem estar relacionadas a elas. Confira alguns exemplos:
Para definir os pontos de desenvolvimento, você pode pedir feedbacks para pessoas da sua equipe, colaboradores, gestor, se for o caso, familiares e amigos. Além de exercitar o autoconhecimento, através das ferramentas que foram indicadas nas etapas anteriores, como a Matriz Swot, Perfil DISC e Âncoras de Carreira.
Após a definição, busque as seguintes respostas para cada ponto que deseja desenvolver:
1 – Definição do significado: o que exatamente esta competência significa para você?
2 – Modelagem de sucesso: Pense em uma pessoa que tem esta competência fortemente desenvolvida e detalhe os comportamentos e atividades que ela realiza e que são diretamente ligados a esta competência.
3 – Autoavaliação: Dê uma nota, de 0 a 10, para sua habilidade ou capacidade de reproduzir os comportamentos e competências listados.
4 – Definição das prioridades: Depois de entender o significado de cada competência e identificar seu nível de habilidade em cada uma delas, perceba os pontos críticos e a relevância de cada item destacado, priorize estes.
5 – Teoria do Campo de Forças: Essa ferramenta tem base na Teoria de Campo, de Kurt Lewin, e serve para prever as dificuldades e forças que você pode enfrentar no processo. Liste as forças contrárias e as forças impulsionadoras do seu desenvolvimento.
6 – Plano de Ação 2W: Trata-se de um plano de ação tático e simples. A sigla 2W é referente às palavras What e When (o quê e quando). Você deve definir o que irá fazer e estabelecer metas de tempo, pode ser nos próximos dias, semanas e meses.
Aplique as seis etapas para cada uma das competências, habilidades e comportamentos que deseja adquirir ou desenvolver.
Indicamos, ainda, outra ferramenta que auxilia na identificação do nível de desenvolvimento em diversas áreas e na percepção dos pontos de melhoria: a Roda de Competências.
A técnica é simples. Indique a competência e avalie, de maneira realista e sincera, seu nível de desenvolvimento atual. Com a combinação dos resultados encontrados nas duas ferramentas, será possível estabelecer um Plano de Ação, para alavancar seu desenvolvimento pessoal e do seu negócio.
Você também pode ter o apoio de profissionais especializados nesses processo. Conheça o Plano A Mentoring, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
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