Qual o público-alvo do seu negócio? Essa definição é uma das etapas fundamentais durante o planejamento e elaboração de um plano de negócios.
No entanto, com a nova realidade do marketing digital, para ter sucesso em campanhas e estratégias de aproximação com esse público, é necessário ter a maior clareza possível sobre para quem você está direcionando suas mensagens e investimentos.
Você já conhece a faixa etária dos seus potenciais clientes, renda média, grau de escolaridade e gênero? Este é seu público. Mas a abordagem pode e deve ser mais certeira, para contatos mais naturais e menos invasivos.
Aí entra o conceito de Persona, que trata-se da lapidação e aprofundamento da abordagem junto ao público-alvo. É como se você criasse um personagem, com nome e rosto, preferências, hábitos e atividades diárias para representar o comprador ideal.
O público-alvo é um segmento, um grupo de pessoas que pode se interessar por seu produto ou serviço. A persona tem nome, idade, objetivos, trabalha em determinada empresa e apresenta comportamentos específicos em relação à compra.
Veja os exemplos:
Mulheres, de 25 a 40 anos, graduadas em Psicologia, com renda mensal de R$ 3.500,00, que pretendem fazer especialização em Gestão de Pessoas.
Daniela tem 30 anos, é gestora de marketing de uma empresa de médio porte, mora em Porto Alegre, possui ensino superior completo. Busca contratar uma consultoria especializada em pesquisa de mercado. Quer compreender tendências econômicas para que possa desenvolver estratégias de comunicação para seus clientes. Pode ser encontrada no LinkedIn, Facebook, E-mail corporativo. A empresa dispõe de R$ 1000,00 mensais para que ela participe de treinamentos e formações.
A ferramenta online Gerador de Persona pode te auxiliar no passo a passo dessa definição. É possível baixar o documento em PDF.
Ao definir a persona você deve pensar da forma mais humanizada e personalizada possível. Também pode definir uma, duas ou três personas para cada serviço ou solução oferecida por sua empresa, desde que existam pontos de ligação. Supondo que o produto seja um curso de Gestão de Carreira, a persona pode ser um estudante da graduação ou um profissional em transição no mercado. Dessa forma, a solução é semelhante, mas a abordagem e as estratégias de atração serão diferenciadas.
Após ter uma clareza sobre isso, você deve investir esforços em atrair e gerar empatia com essas personas. Compreender o que motiva esse indivíduo, qual seu comportamento de compra, qual a abordagem menos invasiva, oferecer benefícios e sua proposta de valor.
A decisão de compra tem origem emocional, mas sua abordagem e estratégia de convencimento deve ser lógica e racional, fazendo sentido para o potencial cliente.
Invista tempo, reflita sobre essas definições, para que suas estratégias de atração e investimentos em marketing não sejam mal empregados.
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Você pode ter o apoio de profissionais especializados nesses processo. Conheça o Plano A Mentoring, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
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