Etapa 1
Definição individual das competências a serem desenvolvidas, com avaliação quantitativa do estado atual
A SBDC realiza encontro individual para aplicação de assessment e entrevista com os líderes participantes do Programa; paralelamente, o RH e os gestores são envolvidos no processo, que resulta em uma avaliação quantitativa em relação ao estado atual dos conhecimentos, habilidades e competências que serão trabalhados no PDL.Etapa 2
Workshop Emprecorp – O jogo da liderança
Desenvolvimento de soft skills: Fortalecer a cultura da responsabilidade, do protagonismo e do sentimento de ‘dono do negócio’;
• Resolução de problemas organizacionais;
• Mentoria Organizacional Interna entre os participantes do PDL, com supervisão e metodologia da SBDC;
• A Nova Inteligência Executiva na Revolução Digital (Era 4.0)
• Simulador de Negócios: cada equipe administra uma empresa e toma decisões com base no negócio simulado. A atividade promove o pensamento sistêmico e desenvolvimento de habilidades e competências para gestão, através de abordagens cognitivas (saber fazer) e comportamentais (relacionamento interpessoal, liderança, atuação em equipe, poder).
Etapa 3
Workshops temáticos
Após o processo inicial de diagnóstico, imersão, autoconhecimento e business game, os líderes passam por workshops temáticos de formação:Workshop 1 - Líderes do Futuro
• Mundo V.U.C.A .
• Adaptabilidade x Obsolescência laboral
• Lidando com a resistência à mudança
• Resolvendo problemas e propondo melhorias na prática
• Mindset digital
• A liderança do futuro
• Buscando a redução de custo e o incremento de receitasWorkshop 2 - Líder de si mesmo
• Pipeline de Liderança (Ram Charan)
• Líder trabalha o escopo de sua função, prioridades, avaliações
• Inteligência emocionalWorkshop 3 – Líder de equipes
• Delegação de tarefas
• Gerenciar pessoas
• Feedbacks
• Comunicação e relacionamento
• Empatia
• Definindo metas (SARA)
• Construindo equilíbrio, resiliência e constânciaWorkshop 4 – Equipes de alta performance
• Princípios de equipes de alta performance
• Resolução de conflitos
• Negociação
Etapa 4
Avaliação e apresentação dos resultados individuais
Cada participante apresenta, para seu líder, os resultados quantitativos do desenvolvimento nas competências elegidas durante a Etapa 1, bem como as evidências que justificam esses resultados e a forma como irá sustentá-los.