Há uma parte oculta da contratação de novos funcionários que influencia a escolha deles sobre ingressar ou não na sua empresa: a reputação sobre o quanto as pessoas gostam de trabalhar nela.
E essa reputação é impactada negativamente pelo desligamento dos funcionários, especialmente quando esses trabalhadores começam a prejudicar os membros da equipe que ainda estão envolvidos.
Os funcionários desmotivados tornam-se cínicos, passivos e tóxicos. Como evitar isso?
Quando analisamos o que motiva cada estilo de personalidade do DISC é possível identificar boa parte das causas de desligamento dos funcionários. Depois que a motivação é extinta, o comportamento dos funcionários degrada e suga os outros. Então, como podemos evitá-lo?
Esses funcionários buscam liberdade das regras feitas por outros. Obviamente, dentro de uma organização, eles precisam aceitar um certo nível de regras que devem seguir. Mas quando eles começam a vê-las como excessivamente onerosas, eles começam a se desligar. Quando você vê um “D” começar a se afastar e não argumentar por suas opiniões, é quando você deve erguer uma enorme bandeira vermelha para evitar seu desligamento.
Esse estilo precisa sentir que ele está no comando; portanto, explore o que está entre esse objetivo e o estado atual. Você pode ser direto, solicitando o feedback dele, mas esteja preparado para respostas diretas que não sejam revestidas de açúcar. O ato de perguntar ao D começa a restaurar seu poder, mas tenha cuidado em suas palavras. Caso contrário, você aumentará o cinismo e o desengajamento.
Os funcionários do estilo I respondem à aceitação e aprovação. Se você não estiver criando ativamente oportunidades de feedback positivo para todos os funcionários, o estilo I será desligado mais rapidamente. Uma vez que eles perdem sua energia positiva, buscarão a aprovação de outras pessoas que demonstrarem interesse e concordarem com sua opinião negativa sobre a administração atual.
Os funcionários desse estilo são seus “líderes de torcida” naturais; portanto, pedir a eles primeiro que tenham ideias sobre como mudar o clima deve ser o primeiro passo. Sua energia voltará à vida à medida que criarem atividades sociais e profissionais que poderiam potencialmente trazer de volta o engajamento positivo. Não se esqueça de reconhecê-los publicamente para que eles tenham suas necessidades de aprovação atendidas.
Esse estilo adora rotina e é reconhecido por seu trabalho constante e árduo. À medida que a gratidão genuína por seus esforços desaparece, o mesmo acontece com o desempenho deles. Eles também gostam de ter tempo para se adaptar às mudanças, portanto, se você “empurrar” as mudanças rapidamente, o desengajamento aumentará.
Isso levará um pouco de tempo e esforço concentrado. Você precisará reconquistar sua confiança, construindo lentamente um relacionamento e passando um tempo com eles para conhecê-los melhor. Quando isso acontece, é mais provável que o S se abra sobre o que não está funcionando para ele. Depois de identificar um plano para revertê-lo, seja paciente com a necessidade desse estilo de levar algum tempo para se adaptar.
Ter muitos dados e estar bem informado ajuda bastante a evitar o desmembramento dos funcionários para o estilo “C”. Eles apreciam a precisão e sabem que estão entregando o que é esperado. Se houver pouca informação sobre o que é esperado eles serão desligados, porque não sentem que estão fazendo bem o seu trabalho.
Perceba se você criticou o trabalho que eles fizeram, mas não estabeleceu expectativas claras, é preciso admitir isso e perguntar o que teria sido útil para saber mais. Em seguida, estabeleça um plano para ser específico com o que é necessário, dando a eles orientações claras sobre como isso será feito. Depois de ver que sua lógica é valorizada, eles começarão a se envolver novamente com a equipe para fornecer uma visão baseada em dados das ideias.
Como líder em sua empresa, seu foco nos fatores que impedem e revertem o desligamento dos funcionários, especialmente no que se refere a estilos de personalidade, será a diferença entre um local desejável para trabalhar e um a ser evitado a todo custo. Reserve um tempo para aprender mais sobre como usar a personalidade para prever o desligamento dos funcionários com nossa certificação em análise comportamental.
Escrito por: Michael Dattilio, escritor e consultor que trabalha com empresas e organizações de todos os tamanhos para descobrir padrões ocultos que estão impulsionando seu desempenho, especialmente no que se refere à experiência do cliente. Publicado originalmente por PeopleKeys.