Por Marcus Ronsoni, autor dos livros Mentoria Organizacional: Manual para Implantação de Programas Internos e Mentoring: Manual do Mentor Organizacional
Desejar o bem do próximo é um pré-requisito básico para se tornar um mentor organizacional. Além disso, o mentor deve servir de exemplo aos demais. Isto é a expressão da sua integridade e congruência. Tendo estas características, já é um bom começo.
Cada vez menos existe espaço para aqueles que dizem uma coisa e praticam outra. Além disso, no contexto da Mentoria Organizacional, o mentor deve ser convidado, preparado e reconhecido pela sua organização. Não há como se falar em mentor organizacional interno fora dessas circunstâncias.
É claro que dificilmente um mentor terá o domínio pleno de todos esses pontos. Isso é uma utopia. Contudo, é uma utopia a ser perseguida.
Ser um bom mentor organizacional é estar em aprimoramento contínuo como profissional, como líder e como ser humano. Para ser um bom mentor, não basta desejar. Nem todas as pessoas têm as condições necessárias para isso. Obviamente que, com esforço e dedicação, é possível conquistar esse nível, porém, boa parte das competências necessárias devem ser conquistadas antes de se iniciar a atividade de mentoria, e não durante o processo.
Prévia do livro Mentoring: Manual do Mentor