Autora: Nathalia Torres
Entenda exatamente seu papel como mentor e quais processos utilizar em suas mentorias.
A mentoria de negócios existe para auxiliar a empresa e o empreendimento em suas dificuldades. Quando um novo empreendimento nasce, surge também um novo empreendedor e esse é o momento em que chegam todas as dúvidas e dificuldades iniciais.
Mas ela não serve apenas para novos empreendimentos pois a mentoria de negócios também pode ser aplicada em situações de reestruturação de empresas, em que o negócio está precisando se reinventar, rever seus planejamentos, e precisa de ajuda para encontrar um novo caminho.
Vamos ver juntos quais são os cenários de aplicação da Mentoria de Negócios, como se diferenciam e como as metodologias podem ser aplicadas durante o planejamento!
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o objetivo da mentoria, ou seja, o porquê do empreendedor ou executivo estar procurando ajuda. O primeiro cenário é o de transição de carreira, que ainda pode ser dividido em dois: empreendimento por necessidade ou oportunidade.
O mentorado pode ser uma pessoa que teve uma carreira com vínculo empregatício, mas em determinado momento, resolveu empreender por ter vislumbrado uma oportunidade de negócio.
Já o empreendimento por necessidade pode acontecer no seguinte exemplo: um indivíduo está buscando por recolocação, mas não obtém sucesso em função da idade ou outros fatores, e nesse caso resolve empreender.
Nestas situações de transição de carreira, é mais do que fundamental a sensibilização do mentor, principalmente para o empreendimento por necessidade, em que o empreendedor, normalmente, tem urgência no retorno.
Um segundo cenário é em relação a novos negócios, no caso em que o mentorado já possui uma empresa, mas precisa da ajuda de um mentor para fazer um planejamento de um novo projeto. Nesse caso, o foco é totalmente na oportunidade. O papel do mentor é ajudar nas estratégias, táticas e planejamento inicial deste projeto que está começando.
Quando uma empresa já existe, já está indo bem, mas com o crescimento não tão alto, é possível colocar em ação a Mentoria de Negócios para buscar oportunidades de crescimento.
No cenário em que uma empresa está indo bem, porém o mercado e o comportamento do consumidor mudaram, e ela precisa se adaptar para manter seus resultados, aplica-se a Mentoria de Posicionamento e Mudança. Por exemplo, um negócio de lojas físicas que agora precisa se reposicionar para o mundo digital. Este é o caso de mudança de estratégia e reposicionamento.
Entre as diversas abordagens da metodologia de negócios, as metodologias aplicadas são o que as diferenciam. Elas são distintas porque têm objetivos distintos.
Aqui na SBDC, trabalhamos com uma metodologia universal, ou mentoria generalista, onde o objetivo é que o mentor possa acompanhar o mentorado em todas essas mudanças e etapas. É aqui que entram os especialistas. Ou seja, se o problema envolver uma questão maior de Marketing Digital, por exemplo, é necessário envolver o trabalho em conjunto de um especialista em Marketing Digital.
Essa metodologia deve ser aplicada em alguns passos:
Importante para alinhar o quanto a mentoria entregou ao fim do processo. Aqui pode-se ser aplicado uma análise SWOT, um Canvas, algum plano de negócios… É importante resumir esse escopo.
Para criar temáticas a serem trabalhadas, é necessário entender os problemas do mentorado. Para isso, começamos com algumas perguntas norteadoras. Então, o mentor precisa fazer a análise junto ao mentorado: quais perguntas em relação ao negócio precisam ser respondidas pela mentoria? Na área do marketing, quais perguntas a empresa espera que a mentoria traga respostas? Na área comercial, na operação… Em relação aos fornecedores, estratégia… E assim por diante.
Esse também é um passo muito importante para esse tipo de mentoria de negócios pois é necessário, em conjunto com o mentorado, analisar o que já existe no mercado, quais são os contatos… E para a mentoria universal, esses contatos e conhecimento serão muito importantes.
Então, o mentor acaba sendo a pessoa que, após todas essas análises, direciona o pensamento, que estrutura as dificuldades e questiona algumas práticas. Mas não necessariamente dando todas as respostas.
“Mentoria é mais ou menos como surfar uma onda, mas quem faz a onda é o mentorado” – Marcus Ronsoni
É importante não haver uma inversão no papel entre mentor e mentorado. O mentor é quem dá os direcionamentos, e o mentorado é quem toma as decisões e ações finais.
Após todos os passos acima e o escopo de trabalho bem definido, seria a hora da implantação, certo? Bem, antes disso, passamos por uma prática que chamamos de afundar navio.
Essa é uma estratégia para verificar as possíveis falhas do planejamento. Apelida-se de afundar navio, exatamente por se tratar de uma apresentação onde o objetivo é encontrar as possíveis falhas e riscos do planejamento. Essa apresentação é feita para um comitê completo por uma rede de confiança do mentorado, incluindo também uma rede do próprio mentor, com especialistas de diversas áreas. O objetivo é que o mentorado não se defenda das críticas, mas que as anote, ouça os questionamentos e possa refletir sobre esses pontos.
Depois desta sessão de análise, naturalmente são feitos mais alguns encontros com o mentor, para avaliar os riscos e descobrir caminhos para contorná-los.
Este exercício é de extrema importância pois, no início de um negócio, o entusiasmo e toda a paixão pela ideia podem acabar fazendo com que o empreendedor não enxergue alguns destes riscos. Por esse motivo, essa apresentação de afundar navio, para avaliar falhas e riscos no planejamento, pode acontecer mais de uma vez, com pessoas diferentes.
Em qual desses processos você mais precisa desenvolver suas habilidades como mentor? Aqui na SBDC contamos com formações de mentores completas para você atingir resultados e se tornar cada vez mais um profissional bem consolidado no mercado.
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