Você já ouviu falar sobre a Técnica de Afundar o Navio? Esse é um processo que fazemos dentro do programa de mentoria aqui na SBDC, que chamamos de afundar o navio pois consiste em uma reunião onde o objetivo é apontar possíveis falhas e riscos de um projeto.
Colocamos a técnica em prática após o processo de planejamento, busca de informações, montagem de canvas e toda a estrutura do projeto entre mentor e mentorado, antes de se iniciar o MVP.
O mentorado apresenta seu modelo teórico de estratégia, proposta de valor, posicionamento… tudo que construiu até o momento para um grupo de pessoas convidadas. Estas pessoas são uma rede de confiança do mentorado, além de outra rede de especialistas selecionada pelo próprio mentor.
O papel dessas pessoas é apenas sinalizar o que pode dar errado neste projeto. Não é dizer coisas positivas, mas sim afundar o navio. O objetivo do exercício é que todos se sintam livres para fazer alguma crítica nesse processo.
Contudo, o mentorado não deve responder na hora. Ele simplesmente anota as críticas e esclarece algumas dúvidas para entender exatamente quais são os questionamentos que estão sendo levantados. A partir daí, ele tem um tempo para encontrar as respostas e pensar sobre isso, junto com o mentor.
A técnica de afundar o navio funciona muito bem porque, muitas vezes, a pessoa que está iniciando um projeto começa a construir uma linha de raciocínio dentro de uma visão paradigmática, e quando percebe, já está encantada pela ideia e o espírito crítico diminuiu. Então, trazer alguém de fora que possa fazer esses questionamentos ajuda a antecipar alguns riscos. Por esse motivo, a técnica tem sido de alta importância na metodologia de mentoria.
Por Carlos Klein, diretor executivo da SBDC
———————————————————————-
Quer entender melhor o método da nossa mentoria de negócios? Explicamos neste artigo as etapas.
Neste outro link, você encontra o Código de Conduta para o Mentor de Negócios, disponível gratuitamente.