Evidências empíricas vinculam a integridade e humildade dos funcionários com melhor desempenho
Estudiosos do comportamento humano apontam a humildade como a sexta grande dimensão da personalidade, em referência ao Big Five ou Modelo dos Cinco Grandes Fatores, proposto por Lee & Ashton (2015), que são: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade.
Mas os pesquisadores Megan K. Johnson, Wade C. Rowatt e Leo Petrini, da Baylor University, USA, vão além, ao afirmar que o fator honestidade-humildade pode ser um correlato único do desempenho no trabalho.
O estudo foi realizado com 269 funcionários em funções de atendimento e prestação de serviços a clientes desafiadores e 250 supervisores.
Os funcionários completaram 240 itens do International Personality Item Pool (IPIP) medindo Honestidade – Humildade, Extroversão, Emocionalidade, Honestidade, Consciência e Abertura para experiências. Os supervisores, por sua vez, classificaram o desempenho dos funcionários em 35 habilidades profissionais.
A Honestidade-Humildade, na classificação feita pelos supervisores sobre o desempenho geral no trabalho, apareceu acima dos outros cinco fatores e parece ser um importante traço de personalidade na previsão do desempenho no trabalho.
A característica está relacionada a menores índices de delinqüência no trabalho, de violações éticas, de criminalidade e ao aumento da integridade dos funcionários. Para Lee & Ashton (2004) a humildade também se manifesta pelo senso de justiça, sinceridade, modéstia e ausência de ganância.
Os pesquisadores acreditam que a humildade se correlaciona positivamente sobretudo em ocupações que exigem integridade pessoal, auto-foco e apreciação dos outros.
A humildade (separada da honestidade) é uma qualidade pouco estudada, talvez porque seja difícil avaliar ou porque há poucos medidas dessa característica de forma isolada.
Tangney (2002) postulou que os principais elementos da humildade incluem a capacidade de reconhecer limites pessoais e abertura ao conselho de outros, mantendo realizações em perspectiva. A humildade implícita (em relação à arrogância) previu melhor desempenho acadêmico e também aparece como uma fonte de vantagem competitiva ligada ao desempenho organizacional. Profissionais com alto índice de honestidade-humildade apresentam menos comportamentos inadequados no local de trabalho, baixa ausência e maior cooperatividade e empatia.
Collins (2001) descobriu que uma combinação de humildade e forte vontade profissional é característica dos CEOs que lideram as organizações consideradas boas ou ótimas.
As habilidades e competências medidas no estudo incluíram: escuta ativa, comunicação eficaz, capacidade analítica, resolução de conflitos, tomada de decisão, uso de tecnologias, organização e planejamento, habilidades sociais, adaptabilidade, trabalho independente e em equipe, responsabilidade, pontualidade, persistência, foco e capacidade de autodesenvolvimento.
No entanto os autores da pesquisa afirmam: “Nós suspeitamos que a honestidade-humildade prediz o desempenho profissional daqueles que trabalham com clientes difíceis, mas não de pessoas que trabalham em profissões que exigem altos graus de auto-promoção, entretenimento ou vendas. Estudos futuros poderiam examinar os papéis do Narcisismo e da Honestidade-Humildade na previsão do desempenho do trabalho entre uma variedade de tarefas”.
A pesquisa completa pode ser acessada aqui.