A paixão é a força motriz para os millennials se adaptarem à carreira escolhida.
Segundo Savickas & Porfeli (2012) a adaptabilidade de carreira é um processo de uma pessoa no trabalho e ao longo de um ciclo de vida e pode aumentar a sensação de engajamento nos millennials, sendo uma atitude associada ao vigor, dedicação e absorção. Também está associado à energia física despendida pelos indivíduos para completar suas tarefas.
Paixão é uma forte inclinação para atividades essenciais, às quais os funcionários estão dispostos a dedicar sua energia e tempo. A boa notícia é que os estudos indicam que a maioria das atividades laborais tem potencial para se tornar uma paixão harmoniosa.
Os resultados de recente estudo realizado pelos pesquisadores Purba e Susetyo (2021) mostrou que o efeito da paixão, adaptabilidade de carreira e engajamento dos funcionários no comprometimento organizacional é muito significativo. Além disso, a adaptabilidade de carreira tem um forte efeito de engajamento de um colaborador.
Isso ilustra que quanto maior a capacidade dos millennials de se adaptarem às suas carreiras, mais forte é o engajamento percebido com seus empregos, por meio de dedicação e entusiasmo. Indica também que paixão, adaptabilidade de carreira e engajamento dos funcionários são antecedentes do comprometimento organizacional na geração millennial, sendo que a adaptação de carreira em conjunto com o engajamento dos funcionários medeiam o efeito da paixão no comprometimento dos trabalhadores millennials.
Além disso, o engajamento dos funcionários pode ser aumentado por meio de uma forte adaptabilidade de carreira, o que também afeta o comprometimento.
Os colaboradores que estão totalmente envolvidos na realização de seu trabalho são mais proativos e responsáveis.
As organizações com níveis mais altos de engajamento dos funcionários apresentam resiliência significativa diante do fracasso e são mais resistentes à incerteza que paira sobre as empresas iniciantes.
O alto engajamento torna os funcionários mais propensos a lealdade e comprometimento com a empresa tornando menos provável que os trabalhadores saiam voluntariamente.
Esta pesquisa também confirma que a variável antecedente mais decisiva para aumentar o comprometimento dos millennials é a paixão, portanto, as empresas precisam prestar muita atenção a esse fator.
Referências bibliográficas:
Purba, S. D., & Susetyo, T. (2021). Improving organizational commitment on millennial workers in startup business. Jurnal Manajemen dan Pemasaran Jasa, 14(2), 231-242.
Savickas, M. L., & Porfeli, E. J. (2012). Career Adapt-Abilities Scale: Construction, reliability, and measurement equivalence across 13 countries. Journal of vocational behavior, 80(3), 661-673.