DISC é o acróstico para as seguintes expressões: Dominance (dominância), Influence (influência), Stability (estabilidade) e Compliance (conformidade).
A Teoria Disc foi desenvolvida por William Moulton Marston (9 de maio de 1893 – 2 de maio de 1947), também conhecido pelo pseudônimo Charles Moulton. Marston, foi um psicólogo, advogado, inventor do detector de mentorias e escritor de quadrinhos norte-americano que criou a personagem Mulher Maravilha.
Seus estudos estavam relacionados às questões físicas dos efeitos psicológicos, Marston era um fisiologista. Sua tese de doutorado foi sobre “Sintomas sistólicos de pressão arterial de engano e estados mentais constituintes.”
Além da ferramenta DISC existem muitas outras que ajudam na avaliação comportamental de perfis. Quando usada em processos de recrutamento, essas ferramentas permitem conhecer os perfis dos candidatos e saber se eles estão alinhados a o que a empresa precisa.
A análise de perfil permite que as empresas façam contratações cada vez melhores, buscando as características certas, como profissionais focados em resultados, mais criativos, ou até líderes. Desse jeito é possível atingir resultados superiores.
Escala RAP Adaptada – Forças Motivacionais
A Escala RAP Adaptada é proposta a partir da teoria do psicólogo americano McClelland, objetivando encontrar respostas sobre quais são os motivos que levam as pessoas a agir de determinada maneira.
Na sua teoria, a aprendizagem é à base de sustentação conceitual, sendo que muitas das necessidades do ser humano são adquiridas na cultura na qual está vivendo.
Segundo McClelland existem 3 principais necessidades que são pontos-chave para a motivação, são elas:
Realização: leva as pessoas a agirem de acordo com os padrões de excelência, motivadas pela importância dada ao desempenho mais exitoso.
Afiliação: é o perfil motivado pelo desejo de ser estimado, fazer parte de um grupo e manter relações afetuosas e amigáveis.
Poder: atribuída aos líderes, a necessidade de poder se caracteriza pelo desejo de exercer influência e impacto sobre os outros.
É uma combinação das áreas percebidas de competências, motivos e valores que a pessoa não abandonaria, e que representam o seu verdadeiro “eu”. Analisar o momento presente da carreira e as decisões futuras pode ser mais fácil e terá mais valor se a pessoa tem um claro entendimento de sua orientação pessoal para o trabalho, seus motivos, seus valores e sua autopercepção de talentos.
Pesquisas sobre as âncoras de carreira mostraram que a maioria das pessoas veem, elas próprias, em termos de oito categorias, mas elas não significam nada se estiverem fora do contexto, do passado histórico da pessoa e de suas aspirações futuras.
Segundo Edgar Schein, autor de “Career Anchors: Discovering your real values”, é o pensar e o falar sobre a carreira e os acontecimentos de vida que gradualmente vai dar maior compreensão das prioridades e valores pessoais.
Os direcionadores de carreira te ajudam a entender porque você faz certas coisas, tendo uma ideia mais clara do que você quer do seu trabalho ou carreira. O questionário em si ajudará a identificar o que te motiva.
Um direcionador de carreira é um força interna que estabelece o que você quer e precisa da sua vida profissional. Direcionadores são fonte de energia e direção que se tornam óbvios conforme nós estudamos o formato de nossas vidas profissionais.
Uma pesquisa do Projeto Direcionadores de Carreira mostrou que a maioria das pessoas têm 2 ou 3 direcionadores maiores, sendo que 1 somente no centro de tudo que guia o progresso da carreira e dá coerência às escolhas e decisões aparentemente desconectadas
A teoria dos fatores motivacionais é baseada no estudo da psicologia como ciência do espírito e ética da personalidade. O estudo se refere ao resultado das ações, por via de um processo profundo e complexo, do posicionamento do indivíduo frente aos valores sociais, nomeadamente o bem, o belo, o verdadeiro, o sagrado etc, que ele denomina formas de vida.
Existem 6 formas de vida ou fatores motivacionais, através dos quais avaliamos o mundo:
Teórico – Forma de vida que privilegia a verdade e assenta na organização sistemática do conhecimento. Trata-se de pessoas que enveredam por uma abordagem cognitiva e vêem na verdade um fim em si. Adquirir conhecimento.
Econômico / Utilitário – Forma de vida orientada para a utilidade. Estas são pessoas motivadas por questões práticas do seu dia-a-dia. Não há grande interesse em enveredar por discussões teóricas que não tenham impacto prático. Retorno sobre investimento
Estético – Forma de vida orientada para o aspecto. Para estas pessoas não existe interesse por uma organização conceitual. Valorizam-se a forma que os acontecimentos assumem. Expressão criativa.
Social – Forma de vida orientada para o bem-estar. Nestas pessoas há um altruísmo que passa por valorizar o outro, enaltecendo portanto qualquer uma das formas de vida. Desenvolver o potencial dos outros.
Poder/Político/Individualista – Forma de vida que visa a estabelecer uma relação de dominação sobre os outros. Esta é uma forma de vida que tende a ver o poder como uma questão central, visando, por uma técnica social, o domínio sobre os outros. Nesta forma de vida as pessoas tendem a procurar nos outros um meio para a sua própria realização. Ser vitorioso nas causas pessoais.
Religiosa / Tradicional – Forma de vida orientada para uma vivência de valores supremos. As pessoas desta forma de vida tendem a desvalorizar a vida terrena na medida em que aspiram a uma realização superior. Encontrar os valores da vida.
O nome já descreve a ferramenta, é uma lista de observações com algumas descrições baseadas simplesmente em fatos, em outras, porém, os fatos estarão contemplados com interpretações (juízo de valor). As descrições devem ser indicadas com F para Fato e I para Interpretação.
Escala de Temperamento Emocional E Afetivo (Affects)
A escala de temperamento emocional e afetivo avalia traços emocionais e o temperamento afetivo associados à experimentação. Um levantamento de dados avalia questões delicadas como o comportamento da população em geral usando a escola composta de temperamento emocional e afetivo (AFECTS).