Grupo GPS

O Programa de Mentoria deve estar alinhado com a cultura da organização

Por Camila Hartmann, enquanto gestora de Pessoas e Organização (P&O) no Grupo GPS, organização com mais de 55.000 colaboradores que é referência no mercado de serviços indoor do Brasil

O que motivou a implantação de um Programa de Mentoria Organizacional no Grupo GPS foi o entendimento de que esse processo está muito alinhado com a cultura da companhia, que é de estímulo ao desenvolvimento de novos empresários e fortalecimento da capacidade de empresariamento dos atuais. Com a mentoria capacitamos ainda mais nossos gestores e formamos multiplicadores para as demais áreas e funções.

Para a definição dos primeiros grupos de trabalho, elencamos as competências que precisavam ser desenvolvidas nos mentorados. A partir daí, avaliamos quais potenciais mentores apresentavam essas competências mais desenvolvidas. É possível dizer que a escolha foi baseada na necessidade dos mentorados versus a capacidade e o nível de desenvolvimento das mesmas competências nos mentores.

Os gestores receberam muito bem o programa por perceberem que, além da oportunidade de auxiliar no desenvolvimento do mentorado, também desenvolvem a si mesmos. Até o momento, um dos únicos desafios que percebemos está ligado à disciplina. Como são profissionais que não convivem no mesmo ambiente isso acaba dificultando com que os encontros sejam planejados e aconteçam, de fato.

A área de gestão de pessoas é fundamental nesse processo, atuando na escolha da consultoria, dando suporte nas capacitações e conduzindo o processo de escolha de mentores e mentorados, por ter conhecimento mais estreito das competências dos colaboradores. Buscamos ser a ponte entre a consultoria e os participantes do Programa de Mentoria.

Nossa expectativa é que possamos reter e desenvolver mais profissionais para assumirem funções gerenciais e, até mesmo, capacitar gerentes para uma função de diretoria. Especialmente nos coordenadores, que estão sendo mentorados, já é possível visualizar uma nova postura, com outro posicionamento nas reuniões. A capacidade de reconhecer e ter humildade para trabalhar suas deficiências é perceptível.

Esperamos que os gestores que fazem parte do programa possam, cada vez mais, estar capacitados para o desenvolvimento de pessoas e cuidando dos seus liderados – este é um dos pilares do Grupo GPS.