Qual é sua resposta para a seguinte questão: No que você é melhor que os outros? Alguma vez lhe pareceu muito mais fácil falar sobre seus pontos fracos? Sentiu receio de parecer arrogante ou convencido ao falar no que é bom, depois compensou citando várias fraquezas? Caso a resposta tenha sido positiva, uma trajetória de autoconhecimento é fundamental para descobrir seus pontos fortes, afinal, a resposta não será aplicada apenas ao desenvolvimento pessoal, mas pode servir para a visualização dos diferenciais e possibilidades para alavancar seu negócio. Através do autoconhecimento você passa a conhecer suas reações, atitudes e emoções. Listamos algumas formas de alcançar essa clareza.
A primeira delas é saber receber e até mesmo pedir feedbacks construtivos. Saber como os outros nos enxergam é uma das melhores formas de encontrar pontos de melhoria em nossas ações, atitudes e comportamentos. Quanto mais pontual for o feedback, melhor. De preferência, busque compreender qual foi o momento, a ação exata e o seu impacto para separar o que é uma dificuldade frequente e o que pode ter sido um deslize em particular.
Além de receber feedbacks, outra forma excelente de gerar autoconhecimento é encarar novas experiências e analisar suas próprias reações. Um novo cargo, um projeto desafiador ou uma mudança de região são situações que geram instabilidade, nos tiram da zona de conforto e muitas vezes revelam pensamentos e formas de agir que ainda não eram conhecidas.
As ferramentas de avaliação de perfil, como Âncoras de Carreira, de Edgar Shine, Mbti e Perfil DISC, também são importantes aliadas nesse processo. Algumas estão disponíveis online, mas o acompanhamento de um especialista em avaliação comportamental é enriquecedor nessa etapa.
Na obra Florescer, o Phd Martin Seligman apresenta o Instrumento de Avaliação Global, uma ferramenta baseada nas forças pessoais. Trata-se de um questionário de autoavaliação, gratuito, inicialmente elaborado para medir o bem-estar psicossocial dos soldados. São trabalhadas quatro linhas: aptidão emocional, social, familiar e espiritual. O autor apresenta algumas questões que contribuem para a descoberta e aprimoramento dos pontos fortes, como por exemplo:
“Pense em situações reais em que você precisou tomar uma decisão complexa ou importante. Com que frequência você usou o raciocínio crítico, a receptividade ou uma opinião positiva nessas situações?
Pense em situações reais em que você tenha experimentado medo, ameaça, constrangimento ou desconforto. Com que frequência você recorreu à bravura ou à coragem nessas situações?
Pense em situações reais em que você tenha tido a oportunidade de mentir, enganar ou corromper. Com que frequência você mostrou honestidade nessas situações?” (p.149)
O resultado pode direcionar para criatividade, engenhosidade, raciocínio crítico, receptividade, opinião positiva, bravura, coragem, persistência, honestidade, entusiasmo, consciência social, habilidades sociais, trabalho em equipe, justiça, liderança, prudência, cuidado, autocontrole, altruísmo.
Quais são suas forças pessoais?
Como elas se refletem em seu negócio?
Que ações modificações você pode realizar para potencializar suas forças e minimizar suas fraquezas?
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Leia também: “Descubra seus pontos fortes”, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton, Ph.D. O livro é baseado em estudo do Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas e apresenta dicas e testes para identificar os talentos dominantes.
Tenha o apoio de profissionais especializados no desenvolvimento pessoal e de seu negócio. Conheça o Plano A, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
Por Cássia Marques