As soft skills de liderança dos perfis DISC podem ajudar CEOs, supervisores e gerentes a ganhar a confiança de seus funcionários, inspirar outros a herdar as essas soft skills e colocá-las em prática.
De acordo com a Balanced Careers, “soft skills são habilidades não técnicas que se relacionam com a forma como você trabalha. Eles incluem como você interage com os colegas, como você resolve problemas e como gerencia seu trabalho. ”
Afinal, o desenvolvimento de soft skills de liderança envolve o que?
O compositor inglês John Powell disse uma vez: “A comunicação funciona para quem trabalha nisso”. A comunicação é vital para entender a missão de uma empresa e cimentar um objetivo.
O estilo “D” do DISC floresce quando se trata de comunicação. Eles são diretos e orientados para a tarefa. Assim, o estilo de personalidade “D” mostra que, se você se comunicar corretamente com seus funcionários, sendo transparente com objetivos e prioridades, acabará por construir a confiança entre os membros da equipe.
Em uma atmosfera caótica, os funcionários procuram seu líder para saber quais ações devem ser tomadas em seguida. Podem haver problemas em departamentos diferentes, e os líderes devem resolver cada caso com uma solução exclusiva. Habilidades de resolução de problemas forçam os líderes a serem criativos. Na solução de problemas, também não há espaço para insegurança.
Os estilos “C” do modelo DISC podem analisar uma situação e ser precisos. O perfil de personalidade “C” pode ser benéfico ao buscar não apenas uma solução, mas pode produzir muitas opções cuidadosamente pensadas.
Se alguém na empresa passou por momentos difíceis, precisa de alguém em quem confiar e confidenciar. Afinal, as pessoas precisam sentir que suas vozes são ouvidas.
O estilo de liderança “S” pode ser aquele confidente de apoio que os outros estilos precisam. Não são apenas grandes ouvintes de “S”, mas são pacientes, empáticos e compreensivos. Ao demonstrar compaixão no local de trabalho, os funcionários terão uma sensação de segurança e satisfação no trabalho.
Modelos de negócios, posições de trabalho e horários de funcionários podem mudar instantaneamente. Portanto, ter tenacidade e fé em seu julgamento é vital ao fazer escolhas para a empresa.
O estilo de comportamento “D” está equipado com esse traço. Eles desejam realizar uma tarefa rapidamente e sentem-se à vontade para tomar decisões importantes. É essencial liderar pelo exemplo e se adaptar com elegância ao liderar uma equipe.
As decisões nem sempre precisam ser tomadas por uma entidade singular. Colaborar com sua equipe pode ajudar a orientar você na direção certa. A tomada de decisões deve incluir estabelecer a questão, analisar a situação, reconhecer as vantagens e desvantagens da decisão, contentar-se com elas e, finalmente, executar a escolha.
Embora os estilos “D” se deem bem com a tomada de decisões, os estilos “I” influenciam o resto do grupo em estar a par com as escolhas feitas. O tipo de personalidade “I” pode ser persuasivo, otimista e transmitir confiança.
**Texto traduzido e adaptado do blog da PeopleKeys, nossa empresa parceira e fornecedora do teste DISC.**
Para acessar a nossa biblioteca, com materiais gratuitos sobre análise DISC, clique neste link.