Por piores que pareçam, as conversas mais difíceis podem, na realidade, elas as vezes são necessárias. Para que você pare de evitar essa interação necessária, confira sete dicas que irão ajudá-lo
Crédito: Shutterstock.com
No fim da conversa, garanta que as pessoas envolvidas estejam em acordo sobre os próximos passos que devem ser tomados
Uma conversa não é difícil a não ser que esse relacionamento seja importante. Muitas pessoas costumam evitar esse tipo de interação porque temem possíveis resultados negativos. Mas não há como deixar a conversa de lado para sempre porque as informações sentimentos precisam ser compartilhados para que a clareza seja obtida.
Confira algumas dicas que vão ajudar você a ter conversas difíceis:
Como ter conversas difíceis: 1. Reconheça e admita que você precisa ter essa conversa difícil
O primeiro passo para que você consiga ter conversas difíceis é reconhecer que você e a pessoa envolvida precisam disso.
Como ter conversas difíceis: 2. Clareie suas expectativas
Seja honesto consigo mesmo. Sua intenção não deve ser declarar quem está certo ou convencer de que sua opinião é a que deve ser considerada, mas sim curar, amadurecer e avançar com esse relacionamento.
Como ter conversas difíceis: 3. Convide a outra pessoa para a conversa
Fale para a outra pessoa que algumas coisas estão acontecendo, ou aconteceram, e você precisa compartilhar com ela. Diga que gostaria de ter essa conversa. Se receber uma resposta negativa, não deixe isso afetá-lo pessoalmente. Pergunte se em uma semana a pessoa poderia conversar, ou quando ela acha que estaria pronta.
Como ter conversas difíceis: 4. Estabeleça as regras
Faça isso especialmente se achar que há possibilidades de ocorrem chateações e desentendimentos. Uma pessoa deve falar e a outra deve ouvir, esperando e respeitando o que a outra tem a dizer. Xingamentos, palavrões, ou qualquer outra atitude desequilibrada devem estar fora de cogitação.
Como ter conversas difíceis: 5. Você deve estar disposto a ouvir
Um dos maiores erros que você pode cometer é imaginar as possíveis reações da pessoa para o que você irá falar e ir para a conversa com preconceitos. Ao invés disso, esteja do lado dela, até mesmo fisicamente, e escute o que ela também tem para desabafar.
Como ter conversas difíceis: 6. Esteja disposto a estar errado
Esteja disposto a estar errado: sobre o que você achou que a pessoa fosse falar, sobre o que você respondeu e sobre o que você achava sobre a situação em geral.
Como ter conversas difíceis: 7. Concordem com os próximos passos
No fim da conversa garanta que as pessoas envolvidas estejam em acordo sobre os próximos passos que devem ser tomados e o que cada um espera do outro. Não deixe que o assunto finalmente se esgote e fique sem clareza sobre os próximos momentos que virão e o que será feito.
Autor: Universia Brasil