As livrarias estão abarrotadas com livros sobre como desenvolver uma “mentalidade de riqueza”, ou uma atitude mental que é propício para o sucesso. Embora isso possa soar como nada mais do que autoajuda, as pesquisas de fato indicam que as pessoas ricas pensam de forma diferente, mais precisamente no que se refere ao “locus de controle” (a convicção de que temos o poder de controlar ou mudar as nossas circunstâncias). Quando comparamos as crenças das pessoas na sua própria capacidade de intervir sobre sua realidade e circunstâncias, em um estudo realizado pela ArchProfile os resultados foram:
1. No que se refere ao sucesso …
- 68% das pessoas ricas acreditam que elas estão em pleno controle de seu destino, e pode alterá-lo a qualquer momento (em comparação com 41% das pessoas de baixa renda).
- 82% das pessoas ricas atribuem seus sucessos a fatores pessoais, como inteligência, habilidade e esforço, ao invés de acaso, sorte, ou outros fatores externos (em comparação com 68% das pessoas de baixa renda).
- 96% das pessoas ricas acreditam plenamente no que eles têm a capacidade de alcançar o que definirem na sua mente para (em comparação com 85% das pessoas de baixa renda).
- 84% das pessoas ricas acreditam que uma pessoa pode acender de classe social, mesmo se ela vem de uma família pobre (em comparação com 74% das pessoas de baixa renda).
- 81% das pessoas ricas acreditam que uma pessoa pode superar uma infância difícil e usar a experiência para se tornar uma pessoa melhor, mais forte e mais sábia (em comparação com 70% das pessoas de baixa renda).
2. No que se refere à vida em geral …
- 78% das pessoas ricas acreditam que o seu voto faz a diferença (em comparação com 67% das pessoas de baixa renda).
- 78% das pessoas ricas acreditam que podem tomar medidas para iniciar a mudança se eles vêem uma injustiça (em comparação com 67% das pessoas de baixa renda).
- 10% das pessoas ricas acreditam que sua saúde é predeterminada por seus genes (em comparação com 17% das pessoas de baixa renda).
- 23% das pessoas ricas acreditam que estar no lugar certo na hora certa é essencial para conseguir o que querem na vida (em comparação com 36% das pessoas de baixa renda).
- 7% de pessoas ricas assumem que qualquer um que é feliz, provavelmente tinha uma vida muito fácil (em comparação com 16% das pessoas de baixa renda).