Tem uma ideia de negócio e quer tirar do papel? Pretende planejar um modelo inovador, disruptivo e com reais capacidades de diferenciação e crescimento? Já possui uma empresa e pretende renovar o produto ou serviço? A dica de hoje se aplica aos dois casos: entenda e aplique conceitos do Business Design ou Design Thinking.
Design está relacionado ao equilíbrio entre forma e função, visualizando de maneira criativa e sistemática os processos. Portanto, a proposta do Business Design não é o planejamento linear. O foco está em processos enxutos e eficientes, direcionados à experiência dos clientes e colaboradores.
O Business Canvas, criado por Alex Osterwalder, facilita a aplicação deste conceito. A ferramenta de gestão operacional e estratégica é utilizada por empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, tanto para novos empreendimentos como para negócios já existentes, e não é apenas para Startups.
O Canvas possui grande aplicabilidade no dia a dia e não invalida um plano de negócio formal, mas permite que o empreendedor reflita sobre questões como: Quem são meus clientes? Como chegar até eles? Qual o diferencial do meu negócio? Que recursos preciso para que o funcionamento do negócio?
Esse modelo contribui para a visualização do modelo de negócio em um contexto, levando em consideração a proposta de valor, o perfil dos clientes e a rede de parceiros, por exemplo.
A ferramenta é complementar às que já indicamos nesta série, como a Matriz Swot, para analisar o mercado, tendências, forças e fraquezas do negócio e do empreendedor; o Âncoras de Carreira, que auxilia na compreensão das motivações de quem está elaborando um plano de negócios; além de dicas sobre como avaliar a sustentabilidade e viabilidade de uma ideia.
O preenchimento é indicado em dois eixos, iniciando pela direita, que apresenta elementos mais subjetivos e relacionados ao público-alvo: segmentos de clientes, relações, canais, proposta de valor e fontes de renda. As respostas darão suporte para a segunda etapa, mais operacional: atividades chave, parcerias, estrutura de custos e recursos.
1- Segmento de clientes: Quais são os clientes mais importantes? Para quem seu negócio deseja criar valor? As estratégias serão direcionadas à massa ou haverá segmentação? (Exemplo: mulheres, da classe B, moradoras de Porto Alegre.).
2 – Proposta de Valor: Que problemas dos clientes você ajuda a solucionar ou que necessidades satisfaz? O que seu negócio oferece de diferencial em relação aos concorrentes? Há algum tipo de serviço ou pacote diferenciado para cada segmento do mercado? Por que os clientes devem optar por suas soluções? (Exemplo: se diferenciar pela personalização, praticidade, menor custo).
3 – Canais de vendas: Em que meios ou plataformas seu segmento de clientes está mais presente? Quais são mais rentáveis? Em quais o retorno ou engajamento são maiores? Qual a estratégia de marketing mais eficaz para esse público? (Exemplo: redes sociais, site da empresa, atendimento presencial).
4 – Relação com clientes: Que tipo de atendimento é oferecido para cada tipo de cliente? Há algum custo para o consumidor? Em quais meios ou plataformas cada segmento está mais presente? (Exemplo: SAC, contato pós-venda, suporte).
5 – Fontes de Renda: O que os clientes pagam atualmente? O quanto estão dispostos a pagar? Como gostariam que fosse esse investimento? Seu produto ou serviço terá apenas preços fixos ou pacotes, promoções, tarifas dinâmicas? (Exemplo: pacotes de serviços, aluguel, vendas de assinaturas).
6 – Recursos Chave: Quais os principais recursos humanos, físicos, estruturais, intelectuais do seu negócio? (Exemplo: número de colaboradores, equipamentos, compra de softwares, cursos de capacitação).
7 – Atividades Chave: O que de mais importante a empresa entrega, o que atende diretamente à proposta de valor. (Exemplo: produção de vídeos corporativos com foco na web; oficina de planejamento e gestão para pequenos empreendedores; monitoramento de redes sociais;)
8 – Rede de Parceiros: Quem são os parceiros, provedores, fornecedores? Quais as motivações para a parceria? Que atividades eles realizam? O que pode ser prospectado para o futuro? (Exemplo: plataforma de e-mail marketing; empresa de soluções em comunicação; especialista em social media; desenvolvedor de equipamento).
9 – Estrutura de Custos: Quais os recursos mais importantes para seu negócio? Quais as atividades ou funções mais caras? Quais os custos fixos e variáveis? Seu cliente é mais influenciado por custo ou por proposta de valores? (Exemplo: aluguel, remuneração dos colaboradores, telefone, internet, manutenção de equipamentos).
O Canvas é disponibilizado gratuitamente, confira algumas opções, em português e em inglês, alguns para download e outros para preencher e gerir online: Sebrae Canvas, Strategyzer, Project Canvas Online.
A sugestão é que seja o mais visual possível, pode ser impresso em folha A3 e preenchido com o uso de post-its, com cores que indicam a relação entre as diferentes áreas ou etapas do produto ou serviço.
Você pode ter o apoio de profissionais especializados nesses processo. Conheça o Plano A Mentoring, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
E continue acompanhando nossa série com 30 passos na jornada do empreendedor. Todas as semanas uma nova dica!
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Por Cássia Marques