By Dr. Travis Bradberry
Uma pessoa média tem 70.000 pensamentos por dia, e se você não aprender a organizá-los, eles podem causar danos a sua produtividade. Quando alguém sucumbe à enxurrada de pensamentos que passam pela sua cabeça, a mente torna-se desorganizada, e quanto mais alguém ruminar seus pensamentos intrusivos, mais o nocivos eles ficam. A maioria dos nossos pensamentos são apenas isso: pensamentos, não fatos. Mas quando você se encontra acreditando em coisa negativas, você se distraí e é muito difícil livrar-se deles.
Em um estudo recente realizado no National Institute on Aging (Instituto Nacional sobre Envelhecimento dos Estados Unidos – https://www.nia.nih.gov/ ), verificou-se que permitir que sua mente se desorganize, não só faz você sentir-se mal, mas é realmente ruim para você. Uma mente desorganizada leva ao alto estresse, negatividade crônica, e impulsividade. Esses estados sufocam a produtividade e contribuem para uma série de problemas de saúde, incluindo ganho de peso, doenças do coração, problemas de sono e enxaquecas. Edward Hallowell, um terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com mentes desorganizadas, descreve o que acontece quando alguém é vítima de sua tormenta de pensamentos invasivos: “A pessoa faz julgamentos impulsivos, com raiva e correndo para encerrar a atividade. Perde sua flexibilidade, seu senso de humor, e sua capacidade de lidar com o desconhecido. A pessoa esquece o objetivo maior, as metas e os valores que ela defende. Ela perde sua criatividade e sua capacidade de adaptação”. Uma mente organizada, por outro lado, consegue obter um estado de FLOW (fluxo). O FLOW, proposto por Mihaly Csikszentmihalyi, é um estado de êxtase do equilíbrio, onde você está totalmente imerso em uma tarefa, completamente livre de pensamentos perturbadores. Estados de fluxo permitir-lhe apreciar o seu trabalho e realizar, no auge de seu potencial. As pesquisas mostram que pessoas que trabalham em um estado de fluxo são cinco vezes mais produtivo do que eles de outra maneira.
“O que eu faço fluir de mim como um rio, sem forçar ou reter, como fazem as crianças.”
Rainer Maria Rilke
Abaixo descrevo cinco passos para organizar a mente, encontrar o fluxo , e manter-se no caminho certo para um dia produtivo .
Passo 1: Encontre a quantidade certa de desafio no que você faz :
Quando você está tentando começar um trabalho, é fácil perder o foco e sucumbir aos pensamentos intrusivos quando a tarefa é muito difícil ou muito fácil. Nós prosperamos melhor quando há um nível de desafio saudável, ou seja, algo não seja tão difícil a ponto de nos produzir ansiedade ou tão simples que induza ao tédio. Procure conscientemente e cuidadosamente escolher uma tarefa que não seja excessivamente desafiante ou demasiadamente simples. Como isso, você aumenta muito suas chances de chegar ao FLOW .
Passo 2: Controle suas emoções:
Embora seja impossível controlar a forma como as situações fazem você se sentir, você pode ter controle completo sobre como você reage às suas emoções. Primeiro, e necessário ser honesto com você mesmo sobre o que você está sentindo e por que você está sentindo isso. Assim, é muito mais fácil canalizar a emoção para produzir o comportamento que você deseja. A chave é identificar e rotular suas emoções. Associando as palavras com o que você está sentindo a emoção torna tangível e menos misteriosa. Isso ajuda você a relaxar, descobrir o que está por trás de sua emoção, e seguir em frente. Se você tentar reprimir suas emoções e focar em seu trabalho sem analisá-las, suas emoções lentamente vão prejudicar o seu foco.
Passo 3: Mantenha seu Foco:
Nós todos sabemos como é o sentimento frustrante de se sentar para resolver algo importante, e perder rapidamente o foco, quando se esperava mergulhar direto na tarefa. Leva tempo para a sua mente se tornar totalmente imersa em uma atividade. Estudos têm demonstrado que leva de cinco a 20 minutos antes que uma pessoa comece efetivamente a concentrar-se. Se ela persistir na atividade, apesar das distrações durante vinte minutos, as chances são muito maiores que ela sustente o seu foco e encontre o estado FLOW. A melhor maneira de fazer isso é se livrar de todas as suas distrações típicas (telefones, e-mail, mídias sociais, etc.) e, em seguida, manter seu trabalho até que tenha passado algo em torno de 20 minutos, mesmo que seu trabalho não tenha rendido muito até lá. As coisas vão realmente começar a acontecer para você a partir dos vinte minutos. Por isso é importante destinar um tempo de aproximadamente uma hora sem interrupções para os trabalhos que exigem maior concentração.
Passo 4: Faça pausas:
Nossos cérebros e corpos simplesmente não estão ligados por longos períodos de trabalho. Embora possa parecer que ficar sentado em sua mesa de trabalho por oito horas seguidas seja a melhor maneira de ser produtivo, isso pode agir contra você. A pesquisa mostrou que o ciclo de trabalho mais produtivo tende a ser de cinquenta e dois minutos de trabalho ininterrupto, seguidos de intervalos de dezoito minutos a cada hora. Embora provavelmente pensar em estruturar uma agenda rigidamente dessa forma não seja possível, pelo menos para a maioria das pessoas, a batalha estará ganha se você lembrar de fazer pausas. Faça várias pausas curtas durante todo o dia.
Passo 5: Trabalhe em blocos:
Depois de ter feito uma pausa, você deve trazer seu foco de volta para sua tarefa. Não importa o quanto concentrado você estava antes de fazer a pausa, você vai, por vezes, descobrir que você está de volta à estaca zero de concentração. Para organizar seu pensamento e voltar a concentração é necessário seguir os passos de 1 a 4 acima. Você vai descobrir que voltar para o fluxo rapidamente depois de uma pausa é muito factível, mas isso deve ser feito de propósito.
Resumindo:
Organizar a sua mente para o fluxo de experiência não é particularmente difícil, mas requer atenção e monitoramento.
Você já experimentou o fluxo ?