A Consulting Psychologist Press (CPP, atualmente The Myers-Briggs Company), encomendou um estudo sobre o conflito no local de trabalho. Eles entrevistaram 5.000 trabalhadores com a intenção de compreender melhor até que ponto os confrontos afetavam o local de trabalho. Aqui está o que eles encontraram:
Ao observar a pesquisa, fica claro que muitas pessoas estão direta e indiretamente sendo afetadas por conflitos pessoais no local de trabalho. Além do amplo escopo do problema, a pesquisa também mostra que existem sérias consequências associadas a conflitos não resolvidos no local de trabalho. Mais comumente, ele é um gatilho direto de:
Aqui está a boa notícia: quer o conflito seja algo com o qual você tem que lidar em uma posição gerencial, ou individualmente como resultado de diferenças não resolvidas entre você e um colega de trabalho, existem maneiras concretas de abordar o problema.
Uma descoberta específica do estudo da CPP pode ser de grande ajuda ao abordar o problema do conflito no local de trabalho.
Ao serem solicitados a identificar o que achavam ser a principal causa do conflito no local de trabalho, 49% dos trabalhadores entrevistados atribuíram o problema a uma única causa: choques de personalidade.
Quase metade dos conflitos no escritório dependem de uma diferença de personalidade. Então não faria sentido que quase metade dos conflitos interpessoais poderiam ser resolvidos através da promoção de uma compreensão da maneira como os diferentes tipos de personalidade interagem?
Introduzidos no local de trabalho, o DISC e outras ferramentas de teste de personalidade podem esclarecer o porquê das pessoas se comportarem dessa maneira. O DISC é uma maneira excelente de estimular a empatia e o entendimento entre colegas com personalidades distintas e pode fornecer ferramentas concretas para resolver diferenças de opinião de maneira produtiva. Aprender a trabalhar com diferentes tipos de personalidade é uma habilidade importante – que, quando estimulada no local de trabalho, tornará o ambiente mais harmonioso e produtivo.
Afinal, o conflito vai acontecer. Essa é a natureza de um ambiente de ritmo acelerado, onde diferentes pessoas de diferentes origens são solicitadas a colaborar. Desse modo, a prevenção de conflitos nem sempre é possível. Mas sempre é possível encontrar uma maneira frutífera de lidar com ele.
Quando o conflito é mal administrado, a produtividade é prejudicada. Se tratada de maneira construtiva e proativa, pode ser uma experiência de crescimento para todos os envolvidos e pode, de fato, aumentar a criatividade, a eficiência, a produção e o ânimo da equipe.
Por fim, outra informação para você: a CPP descobriu que 7 em cada 10 funcionários definiram a resolução de conflitos como uma habilidade de liderança “extremamente importante”.
Portanto, saber administrar pessoas com diferentes maneiras de pensar, bagagens pessoais, interesses e medos, é importante para possibilitar um ambiente saudável e de segurança psicológica entre o time. Conhecendo os perfis, formamos equipes de forma mais complementar e assertiva, otimizando o negócio e a cadeia de produção.
**Texto traduzido e adaptado do blog da PeopleKeys, nossa empresa parceira e fornecedora do teste DISC.**
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