Quer empreender mas não sabe ainda no que investir ou qual a área mais promissora? Possui habilidades e competências que gostaria de aplicar em um negócio?
É possível classificar os empreendedores de acordo com duas estratégias de definição do negócio. O primeiro caso é o empreendedorismo de dentro para fora, a partir das vivências, habilidades, experiências e interesses do empreendedor. Trata-se de alguém que é muito bom em algo e gostaria de trabalhar com base em suas competências. Pensa o negócio a partir de seus talentos e do que pode oferecer.
O segundo exemplo é da pessoa que deseja empreender mas não sabe em que área atuar, ou que já fez essa definição mas ainda não possui conhecimento sobre processos, produtos e mercado. A atitude empreendedora está presente e esse profissional é motivado por resultados, retornos financeiros e crescimento, independente do negócio, ele irá avaliar tendências, nichos de mercado e áreas promissoras, em busca de algo que possa oferecer. É o empreendedor que percebe oportunidades e busca oferecer soluções. Nesse caso, a estratégia é direcionada de fora (ambiente) para dentro (pessoal).
O ideal é que exista equilíbrio entre as abordagens, com um profissional atuando no que lhe motiva e tendo bons retornos financeiros e reconhecimento a partir disso. Por isso, a dica de hoje é o Funil de Ideias, uma ferramenta para reunir informações e inspirações a partir das experiências pessoais e das oportunidades e tendências do mercado. (Neste artigo indicamos como pesquisar tendências).
A base para a concepção de ideias está em três perguntas-chave, para ambos os casos.
Funil de Ideias de acordo com a vivência do profissional:
Ao construir o Funil de Ideias com base no mercado você deve avaliar:
Depois de definir as ideias que se encaixam em seus parâmetros, faça uma análise mais aprofundada do mercado para cada uma, avaliando demanda, concorrentes e perspectivas a médio e longo prazo. Depois de construir o funil você deve ser capaz de defender sua ideia de produto ou serviço e transformá-la em um plano de negócio.
Dica de leitura: O livro Oportunidades Disfarçadas, de Carlos Domingos, reúne histórias de 200 empreendedores que identificaram problemas e transformaram em grandes oportunidades. Histórias do início de gigantes como Natura, O Boticário, Avon e Habib´s irão lhe inspirar e inquietar na busca por grandes ideias em meio a crise.
E continue acompanhando nossa série com 30 passos na jornada do empreendedor. Todas as semanas uma nova dica!
Você também pode ter o apoio de profissionais especializados no desenvolvimento do negócio. Conheça o processo de Mentoring Plano A, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
Por Cássia Marques
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