A teoria DISC é a ferramenta de avaliação de perfil mais utilizada no mundo por empresas, aplicada principalmente em processos seletivos e para o desenvolvimento dos colaboradores. A teoria foi desenvolvida por William Moulton Marston, PhD em psicologia pela Universidade de Harvard, também inventor do detector de mentiras, para explicar as respostas emocionais das pessoas.
De acordo com a Teoria DISC, todas as pessoas têm potencial para o sucesso, mas cada uma terá mais chances de alcançá-lo em atividades que estejam adequadas ao seu perfil comportamental. Portanto, parte do princípio de que nenhum perfil é melhor ou pior. Os resultados podem apontar quatro fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Dominância
As predominâncias do fator Dominância são: força do caráter, independência, irritação e negação a afetividade. Busca por resultados através do domínio, da independência e do poder. Valoriza nos outros a capacidade de concluir uma tarefa rapidamente, a força e o poder. Usa para Influenciar os outros a: força de caráter, persistência, intimidação e o direcionamento. Suas maiores forças, e que podem ser também suas maiores fraquezas, são a impaciência, o confronto e a agressividade. O que aborrece o perfil dominância é: lentidão e dependência. A Dominância gosta de trabalhar com os perfis Influência e Conformidade e precisa da ajuda dos perfis Influência e Estabilidade. Este perfil prefere motivar as pessoas através do Desafio e do estimulo a Competição. Quando o perfil Dominância toma uma decisão não volta atrás e a forma de se comunicar é curta e grossa, por isso, é impreciso e áspero.
Influência
As emoções que predominam nas pessoas com predominância do fator Influência são: a confiança, o entusiasmo e a afetividade. As pessoas com predominância deste fator gostam de prestígio, status, aprovação e popularidade. Admiram nas outras pessoas a suas habilidades de comunicação. Quando querem influenciar alguém, adotam uma abordagem amigável com troca de elogios e de favores. Suas características mais marcantes são o entusiasmo, o otimismo e a tolerância. Não gostam são os ambientes fixos, a perda de reconhecimento social e de ficar em desvantagem. As pessoas do fator Influência precisam ter cuidado com o controle do tempo, das suas emoções e de serem mais realistas. Eles são impulsivos nas tomadas de decisões, compartilham informações com facilidade e falam mais do que escutam. Delegam com facilidade, mas não gostam de controlar os outros.
Estabilidade
As pessoas com predominância do fator Estabilidade são consideradas moderadas, fáceis de lidar e previsíveis. Elas são insistentes, estáveis e continuístas, admiram nas outras pessoas a capacidade de irem até o fim em um projeto ou trabalho. Elas acabam influenciando os outros pela sua determinação, tenacidade e consistência no desempenho. Costumam ser teimosas, conservadoras e muito disciplinadas. Não gostam de expor suas ideias rapidamente, dão preferência a melhorias do que a mudanças, e odeiam desorganização. As pessoas com predominância do fator estabilidade demoram para tomar uma decisão, mas quando tomam é muito difícil faze-las mudar de ideia. São pessoas que ficam muito na delas e não falam mais do que o necessário, são calmas, questionadoras e costumam dar sugestões.
Conformidade
Pessoas com predominância do fator Conformidade se mostram na defensiva e evitam confronto. Elas gostam de controles e de apresentar resultados exatos e sem erros. As pessoas com predominância do fator conformidade admiram nas outras o raciocínio lógico e a atenção aos detalhes. Elas influenciam outras pessoas pelos argumentos lógicos e pelo estabelecimento do ritmo de trabalho. Costumam ser muito críticas e não gostam de perder numa discussão. É recomendado para essas pessoas que desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe. São lentas na tomada de decisões porque precisam de muitas evidências e não querem correr riscos. São pessoas fechadas e desconfiadas. Observam à distância na tentativa de preservar o seu conhecimento. Falam pouco e não se envolvem em conversar informais. Relutam em delegar e precisam sempre da aprovação dos outros.
Saiba mais sobre o Perfil DISC e as soluções oferecidas pela SBDC.