Identificar, lapidar e desenvolver os talentos e sucessores é um desafio para a sustentabilidade, crescimento e diferenciação das organizações que desejam se crescer e se diferenciar. Aliado a isso, é perceptível uma tendência na gestão dos recursos humanos em ampliar a linha de continuidade dos planos de desenvolvimento individuais e grupais diminuindo ou eliminando os cortes existentes entre o plano de desenvolvimento aplicado e seu próximo passo. As áreas de recursos humanos que pensam estrategicamente cada vez mais estão envolvidas em desenvolver seus desenvolvedores. Assim garante a continuidade e a internalização do processo com ganhos de contextualização, aplicabilidade e fazendo com que o desenvolvimento seja customizado sob medida a necessidade da organização. Além de todos esses benefícios, no médio prazo o desenvolvimento de desenvolvedores promove uma redução nos custos de desenvolvimento, já que é feito dentro de casa.
Os depoimentos têm nos mostrado que além de eficaz na formação de talentos e sucessores os processos de MENTORIA quando bem conduzidos proporcionam um crescimento, amadurecimento e desenvolvimento do MENTOR tanto quanto do MENTEE.
O Mentoring é uma ferramenta de extremo benefício para o desenvolvimento de pessoas. É um processo colaborativo com benefícios mútuos para Mentor e Mentee no qual um profissional no papel de Mentor com bagagem e conhecimento em determinado assunto transfere de maneira estruturada suas experiências a outro profissional denominado Mentee, que necessita ser desenvolvido em suas responsabilidades atuais ou futuras.
O principal benefício da implementação do Mentoring nas empresas é o desenvolvimento constante dos talentos internos,, melhorando os indicadores de retenção de talentos. O outro lado, dos mentores que compartilham as experiências, também são beneficiados: há uma motivação a mais, pois sentem que podem dividir e adicionar conhecimento na vida de um profissional mais jovem e também aprender e se desenvolver durante esse processo.
A SBDC possui um programa “in company”de formação de mentores cujo método proporciona uma construção conjunta do conhecimento, tornando o aprendizado mais envolvente, prático e contextualizado a realidade dos participantes.