Dividimos com vocês abaixo nossa modelo UNIVERSAL para MACROCOMPETÊNCIAS de EXECUTIVOS TALENTOSOS.
Por Marcus Ronsoni – 14/12/2105
- ADAPTABILIDADE: Quando tudo é incerto e instável, a capacidade de adaptação é crucial. Ter adaptabilidade significa responder rapidamente às mudanças; se adequar e performar em novos cenários e estruturas; aprender o novo e não reagir a ele; buscar atualização em novas técnicas, ferramentas, equipamentos e tecnologias;
- ARTICULAÇÃO EMOCIONAL: saber o que te mobiliza; qual o seu propósito; ser resiliente; ter empatia; ser carismático; se conectar aos outros; tomar decisões, inclusive as dificeis; e autogerenciar seu tempo, metas, objetivos, entregas, considerando que cenário de trabalho será de atuação por projeto.
- CONHECIMENTO DO NEGÓCIO DA EMPRESA: Conhecer o mercado que está inserido e suas peculiaridades; conhecer a cultura da organização; dominar as principais estratégias da organização.
- CONHECIMENTOS TÉCNICOS E ESPECIFICOS: Dominar tecnicamente a sua função; saber resolver problemas complexos da sua área de atuação; estar atualizado; possuir credenciais e dominar os pré-requisitos da sua função, inclusive idiomas, quando for o caso; ser reconhecido tecnicamente por subordinados, pares e líderes.
- CULTURA GERAL: É culto tanto em amplitude como em profundidade; sabe discorrer com facilidade sobre diversos assuntos.
- EMPREENDEDORISMO: inova; questiona o status quo constantemente de forma construtiva e positiva; possui o “pensamento de dono”.
- EXECUÇÃO PROTOTIPADA: capacidade de observar e criar o novo rapidamente (1-criação 2-prototipagem 3-teste) para aprender e fazer os ajustes de direção necessários em pouco tempo.
- EXECUÇÃO, ENTREGA E FOCO NO RESULTADO: Faz acontecer.
- FLEXIBILIDADE MENTAL: capacidade de processar um volume diverso de informações e identificar o que é relevante para resolver problemas e, principalmente, entender qual é o problema a ser resolvido, fazendo as perguntas certas e relacionando conteúdos.
- LIDERANÇA: Identifica necessidades individuais e promover o desenvolvimento das pessoas; delega tarefas e funções e faz com que os projetos evoluam de maneira estruturada e planejada. Liderança exercida por modelo de meritocracia, com visão de justiça, estalecendo metas ambiciosas mas possíveis, mantendo ainda o foco na geração de sucessores.
- NEGOCIAÇÃO E ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL: sabe defender interesses e causas; vender ideias e projetos; liderar; conciliar interesses; e solucionar conflitos.
- PENSAMENTO ESTRATÉGICO: Toma decisões pensando no futuro da organização; capacidade de deixar legado.
- PENSAMENTO GLOBAL: Toma decisões levando em conta o todo.
- PENSAMENTO INOVADOR: Resolve problemas e melhora o que já existe, inclusive o que aparentemente esta funcionando bem.
- PENSAMENTO SISTÊMICO: Ao resolver problemas atua nas causas e não só nos sintomas; Ao sugerir coisas novas consegue analisar suas consequências de forma sistêmica.
- PLANEJAMENTO: define metas e estrutura os “comos” (de projetos, negócios ou atividades) desenvolvendo um plano para alavançá-las.
- RESISTÊNCIA EMOCIONAL: Lida bem sobre pressão; não é excessivamente emocional; toma decisões racionais e sensatas mesmo diante de sistuações de urgência ou de caos.
- RESISTÊNCIA FÍSICA e MENTAL: Mantém um bom ritmo de trabalho durante toda a jornada; Tem boa resistência física e mental.
- SENSO ECOLÓGICO: capacidade de interagir de maneira positiva com o meio; estabelecer relações respeitosas e de ganha-ganha; criar a partir do coletivo, respeitando a diversidade de opiniões e sabendo gerir interesses diversos; ter ética e valores morais.
- TRABALHAR EM EQUIPE: Motiva; desafia; inspira; constroi relações de confiança.