Quando se fala em perfil empreendedor qual a imagem que vem à sua cabeça? A de um profissional independente, altamente motivado, em busca de desafios, disposto a assumir riscos, intolerante à rotina e a trabalhos repetitivos? De fato, esses são traços observados, mas não são a regra.
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, afirma que empreendedorismo não é um traço de personalidade, mas sim um comportamento. Sendo assim, pode ser desenvolvido. Tanto que muitos se lançam ao empreendedorismo por necessidade. Outros apresentam atitudes empreendedoras mesmo dentro das organizações.
Mais uma vez, o autoconhecimento e a clareza sobre os objetivos de vida são fundamentais ao elaborar um plano de negócio, sob pena de investir tempo e recursos em algo que não estará alinhado com suas expectativas pessoais e profissionais.
Talvez sua motivação seja a busca por qualidade de vida, o que exigirá um planejamento diferente daqueles que pensam um negócio visando grandes rendimentos a curto e médio prazo, por exemplo.
Da mesma forma, quem busca construir propósitos, deixar um legado ou se dedicar à uma causa, não fará o mesmo planejamento de um profissional guiado por autonomia e independência.
Para contribuir nesse processo, indicamos duas ferramentas que irão lhe auxiliar de maneira prática e eficiente no conhecimento de seus objetivos e planejamento. A primeira delas é o método SMART, proposto por Peter Drucker.
SMART é uma sigla em inglês para as palavras Específico (specific), Mensurável (menssurable), Atingível (achievable), Realístico (realistc) e com Tempo definido (Time-based).
Responda às seguintes questões:
Outra importante ferramenta de autoconhecimento é a Âncoras de Carreira, criada por Edgar Schein, importante teórico do mundo do trabalho. O teste direciona para os valores que motivam sua tomada de decisões. No total são oito âncoras: autonomia, segurança, competência técnico-funcional, competência gerencial, criatividade empreendedora, dedicação a uma causa, puro desafio e estilo de vida.
Você pode fazer o teste aqui.
É importante listar questões pontuais, que sejam representativas e que você não esteja disposto a abrir mão, como almoçar com a família, morar longe da cidade, fazer atividades físicas diariamente, etc. O propósito destas reflexões é garantir que os objetivos de vida e de carreira estejam alinhados. Através deste planejamento o risco de buscar um estilo de vida incompatível com o modelo de carreira pelo qual você optou e que lhe motiva será reduzido consideravelmente.
Você também pode ter o apoio de profissionais especializados no desenvolvimento do negócio. Conheça o processo de Mentoring Plano A, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
E continue acompanhando nossa série com 30 passos na jornada do empreendedor. Todas as semanas uma nova dica!
Clique aqui e inscreva-se para receber os próximos artigos desta série em seu e-mail.
Por Cássia Marques