Carlos Klein, referência em Inovação e Empreendedorismo, assume como Diretor Executivo
A SBDC – Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental, que atua há 12 anos em Educação Corporativa e desenvolvimento de lideranças, anuncia nova composição em sua gestão. Carlos Klein assume como Diretor Executivo na SBDC, dividindo a função com o atual Diretor Executivo, Marcus Ronsoni, marcando, assim, um novo momento da organização.
Klein, que é membro do conselho consultivo da SBDC desde 2014, é Bacharel em Economia, Mestre em Administração com Ênfase em Marketing, Empreendedor, Mentor de Startups e Presidente do Conselho da Aceleradora Ventiur. Tem mais de 20 anos de experiência em projetos de fusões e aquisições, análise competitiva e de reestruturação de negócios. Foi Fundador da Faculdade FADERGS, consultor de inovação do Hospital São Lucas da PUCRS e Coordenador do BIOHUB PUCRS, Diretor de Operações da Universidade Uniritter, Diretor do Sebrae RS, Presidente do Conselho Regional da Amcham Brasil, entre outras experiências relevantes em organizações de diversos segmentos, que o posicionam como um dos grandes nomes do Empreendedorismo e Inovação.
Entre seus desafios está trabalhar a inovação e o desenvolvimento de produtos digitais para as operações B2B e B2C.
“Sob a liderança do Marcus, a SBDC chegou no patamar atual, com excelentes resultados, tanto que 2020 será melhor que 2019. Agora o desafio é, juntos, desenvolvermos novos produtos e serviços, com ofertas para o segmento B2C, e também, na sequência, preparar a expansão internacional da empresa”, detalha Klein.
Ronsoni permanece à frente da responsabilidade técnica da SBDC. Com isso, passa a se dedicar ainda mais ao desenvolvimento de metodologias comportamentais para aprimoramento de performance profissional e organizacional, função que já desempenha com notoriedade, sendo reconhecido nacionalmente em temas como Mentoria Organizacional e Empreendedorismo Corporativo, com métodos inovadores e validados pelas principais empresas brasileiras em seus segmentos.
“Acompanho a trajetória profissional do Klein há quase 25 anos e tenho uma admiração pela sua capacidade de unir empreendedorismo, gestão e liderança. Contar com ele nesse momento de crescimento da SBDC me conforta e nos desafia. Além disso, essa nova estrutura nos aproxima da nossa visão de futuro”, afirma Ronsoni.
No contexto de preparação para o crescimento, a SBDC estruturou um novo conselho consultivo, que se reúne mensalmente, presidido por Leticia Reichert. Composto por três conselheiras independentes, com ampla vivência organizacional e em governança corporativa, e pelos diretores da SBDC, Carlos Klein e Marcus Ronsoni. Conheça as conselheiras:
Leticia Reichert (Presidente do Conselho): Conselheira e membro de Comitês no Grupo FCC e outras organizações. Possui experiência com implementação de Governança Corporativa e estruturação de Conselhos de Administração e outras estruturas de governança. É advogada, especialista em administração industrial pela USP e possui MBA em Business Law pela FGV.
Andrea Pampanelli: Fundadora e Diretora da The Green Factory, empresa de consultoria para inovação nas áreas de Sustentabilidade, Lean EHS e Meio Ambiente. Possui vasta experiência internacional e de diversidade cultural, com mais de 10 anos de atuação em funções corporativas, destacando as atuações na América Latina (Uruguai e México), América do Norte (Estados Unidos) e Europa (Reino Unido). Andrea é doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Cardiff University (UK), onde desenvolveu projeto sobre Lean & Green.
Michelle Squeff: Diretora regional da consultoria Better Governance, atuando na implantação de estruturas, documentos e práticas de governança corporativa. É Conselheira em organizações de diferentes portes. Em mais de 20 anos de carreira jurídica, participou de grandes projetos na área societária e de M&A e mercado de capitais. Michelle é advogada, especialista em finanças (UFRGS) e mestre em Direito Empresarial pela Universidade de Coimbra. Coordenadora Geral do IBGC/RS (2019-2022).
Fundada em 2008, a Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental é um centro de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de metodologias para ganho de performance executiva, com métodos que primam pela independência dos clientes, com objetividade, prática e foco nos resultados.
Referência no Brasil em Programas de Mentoria Organizacional, com dois livros publicados sobre o tema. Conta, ainda, com metodologias de Empreendedorismo Corporativo, Programas de Desenvolvimento de Lideranças, Escola de Facilitadores, Business Innovation e soluções customizadas.
Tem entre seus clientes grandes organizações como Receita Federal, Sebrae SP, Ministério da Saúde, Grupo CPFL, Elekeiroz, Eneva, Grupo GPS, Renner, Grupo Randon, WestRock, OAB, AGCO, entre outras. Possui escritórios em São Paulo e Porto Alegre.