Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL)
Treinamento completo de formação de lideranças e business game, direcionado ao desenvolvimento de soft skills com ênfase em empreendedorismo corporativo e na Nova Inteligência Executiva (Inteligência Profissional da Era Digital) (4.0), através do fomento da performance individual e de equipe.
Dinâmicas e ambiente favorável à experimentação, reflexão, quebra de paradigmas e construção de uma perspectiva ampla e inovadora sobre a própria carreira, negócios e sobre o mercado;
Conteúdo personalizado, construído com base na realidade organizacional e das equipes, garantindo alta aplicabilidade;
Processo de imersão, autoconhecimento, fortalecimento da visão sistêmica do negócio e feedbacks constantes;
Workshops temáticos para formação de líderes.
Mentoria Organizacional: Total de 8 sessões durante o programa, com supervisão e método da SBDC.

Metodologia
Etapa 1
Definição individual das competências a serem desenvolvidas, com avaliação quantitativa do estado atualA SBDC realiza encontro individual para aplicação de assessment e entrevista com os líderes participantes do Programa; paralelamente, o RH e os gestores são envolvidos no processo, que resulta em uma avaliação quantitativa em relação ao estado atual dos conhecimentos, habilidades e competências que serão trabalhados no PDL.
Etapa 2
Workshop Emprecorp – O jogo da liderançaDesenvolvimento de soft skills: Fortalecer a cultura da responsabilidade, do protagonismo e do sentimento de ‘dono do negócio’;
• Resolução de problemas organizacionais;
• Mentoria Organizacional Interna entre os participantes do PDL, com supervisão e metodologia da SBDC;
• A Nova Inteligência Executiva na Revolução Digital (Era 4.0)
• Simulador de Negócios: cada equipe administra uma empresa e toma decisões com base no negócio simulado. A atividade promove o pensamento sistêmico e desenvolvimento de habilidades e competências para gestão, através de abordagens cognitivas (saber fazer) e comportamentais (relacionamento interpessoal, liderança, atuação em equipe, poder).
Etapa 3
Workshops temáticos Após o processo inicial de diagnóstico, imersão, autoconhecimento e business game, os líderes passam por workshops temáticos de formação:Workshop 1 - Líderes do Futuro
• Mundo V.U.C.A .• Adaptabilidade x Obsolescência laboral
• Lidando com a resistência à mudança
• Resolvendo problemas e propondo melhorias na prática
• Mindset digital
• A liderança do futuro
• Buscando a redução de custo e o incremento de receitas
Workshop 2 - Líder de si mesmo
• Pipeline de Liderança (Ram Charan)• Líder trabalha o escopo de sua função, prioridades, avaliações
• Inteligência emocional
Workshop 3 – Líder de equipes
• Delegação de tarefas• Gerenciar pessoas
• Feedbacks
• Comunicação e relacionamento
• Empatia
• Definindo metas (SARA)
• Construindo equilíbrio, resiliência e constância
Workshop 4 – Equipes de alta performance
• Princípios de equipes de alta performance• Resolução de conflitos
• Negociação
Etapa 4
Avaliação e apresentação dos resultados individuaisCada participante apresenta, para seu líder, os resultados quantitativos do desenvolvimento nas competências elegidas durante a Etapa 1, bem como as evidências que justificam esses resultados e a forma como irá sustentá-los.

Principais competências desenvolvidas
Aprendizagem heurística
Lean thinking
Autorresponsabilidade
Resolver problemas e propor melhorias
Tomar boas decisões
Dar e receber feedbacks assertivos e construtivos
Comunicação
Disciplina (autogestão)
Engajar pessoas e equipes
Estabelecer metas
Foco em resultados
Persuasão e influência
Protagonismo organizacional
Intensa Vontade de Prosperar (IVP)
O método possui foco no aprimoramento cultural e desenvolvimento de competências de alta performance sob 4 dimensões:

NOVA INTELIGÊNCIA EXECUTIVA
Composto por ferramentas de gestão, liderança, empreendedorismo corporativo, team building, lean thinking, performance profissional e organizacional. O líder coloca em prática novas formas de agir e pensar, sob diferentes perspectivas, aumentando o senso de responsabilidade com os resultados da organização e com o próprio desenvolvimento profissional.
APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS E ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
O processo de autoavaliação é intenso. Cada participante/líder da empresa receberá um plano de ação para desenvolvimento de competências pós-workshop, com foco nas questões individuais, como diminuir a procrastinação, aumentar a autorresponsabilidade e desenvolver competências de alta performance.
COLABORAÇÃO E PERTENCIMENTO
Integração, colaboração, construção de um espírito de equipe e revitalização do sentimento de pertencimento. A vivência das dinâmicas proporciona aos participantes os elementos necessários para o exercício e troca de feedbacks construtivos, baseados nos acontecimentos e revelações percebidos durante as atividades.