Um programa de diálogo e perguntas poderosas
Por Stephanie Anton, Analista de Desenvolvimento Organizacional e responsável pela coordenação e execução do Programa de Mentoring da Votorantim S.A., gestora do portfólio de investimentos da companhia.
O Programa de Mentoria foi implementado na Votorantim S.A. em 2014, e é uma das ferramentas de um processo mais amplo de transformação cultural da companhia, visando formar melhores líderes e reforçar que as pessoas são nosso principal ativo. Visa também fortalecer a cultura de alta performance e a nossa crença no diálogo aberto e no cultivo de talentos.
O objetivo principal é a formação da liderança baseada no diálogo e interação entre mentor e mentorado. Compreendemos que a mentoria se faz com o suporte dos profissionais mais experientes (os mentores) e se baseia em elaborar perguntas poderosas para promover a reflexão do mentorado. Todos os mentores passam por treinamento específico para desenvolver bem essa função.
Os mentorados possuem um foco secundário de desenvolvimento, uma vez que a metodologia é voltada para o mentor enquanto gestor de negócios e equipes. Por isso, colocamos mentores e mentorados de diferentes áreas e hierarquias, assim, a multidisciplinaridade acontece.
Do ponto de vista operacional, o processo está estruturado em ciclos anuais. Há um alinhamento entre a área de Desenvolvimento Humano com a diretoria, para identificar quem são os mentores formados que devem continuar no exercício de disseminação da prática da cultura de mentoring e quem são os novos líderes que devem passar por essa formação.
Por outro lado, o sistema 360º de avaliação de performance aplicado a todos os empregados ajuda a identificar quais são as pessoas que têm necessidade de passar pelo processo de mentoria. As razões podem ser diversas: necessidade de desenvolver visão de negócio, um profissional que vai passar pela fase de primeira liderança e precisa ser mentorado por um líder, etc.
A formação dos mentores acontece em parceria com uma consultoria externa e engloba a criação de vínculo, confiança, ética e transparência. Os mentorados também passam por um workshop de entendimento do programa.
A definição de quem será o mentor de cada mentorado funciona da seguinte forma: os mentorados escrevem o que querem tratar no processo, sem se identificarem. Os mentores leem os casos de mentoria e selecionam aqueles com os quais mais poderiam contribuir. Ambos devem concordar com a definição de quem será o mentor e o mentorado, bem como não deve haver vínculo de hierarquia ou de área de atuação.
Cada ciclo de mentoria dura cerca de um ano e é composto por dez sessões, com um encontro supervisionado pela consultoria externa durante o processo. O conteúdo das sessões entre mentor e mentorado é confidencial. Ao final, promovemos encontros com os mentores e com os mentorados, individualmente, para avaliar os ganhos e aprendizados, além de uma cerimônia de encerramento, com certificação dos participantes.
Temos recebido vários feedbacks positivos de que o programa tem sido transformacional. Para os mentores, que são gestores, o processo de mentoria representa também uma forma de aprendizado, pois não podem dar as respostas, mas devem provocar questionamentos, praticar a empatia, criar vínculos e identificar interesses genuínos para desenvolver uma relação de confiança.
Os mentorados, por sua vez, relatam como o processo contribuiu para que chegassem à causa-raiz dos problemas, que às vezes não é o que imaginavam, fazendo com que saíssem do superficial, desenvolvendo uma visão holística. Também destacam ganhos como desenvolvimento profissional, pessoal e de liderança; autoconhecimento; visão sistêmica e habilidade para estabelecer prioridades na vida e na carreira.
Os participantes acreditam que o processo contribui para que a empresa tome decisões mais ágeis e assertivas, pois suas equipes têm uma melhor leitura de ambiente, uma vez que estão em contato com outros níveis da pirâmide. A aliança entre estruturas proporciona diferentes soluções, por meio de perguntas não óbvias e de uma visão sistêmica do todo.
Para as empresas que estão avaliando a implantação de um programa de mentoring, é necessário entender que a metodologia adotada na Votorantim S.A. é baseada no diálogo e em perguntas poderosas, e não no aporte de conhecimentos dos profissionais mais experientes, a fim de formar líderes e mentores questionadores e reflexivos.
É importante entender que o processo requer investimento de tempo, estudo e formação. Se a alta liderança não apoiar e priorizar o programa, a implementação se torna muito difícil ou até inviável. O programa precisa ter a devida atenção para não ser banalizado e considerado simplista. Se uma empresa busca respostas rápidas, o processo de mentoria não é o mais indicado.
Mas se a empresa deseja obter respostas diferentes e mais complexas, deseja ter uma liderança aberta ao diálogo e ao novo, o mentoring é uma ótima opção para esse processo de transformação cultural.